quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Portalegre - Lançamento do livro “Augusto Tello - poeta e herói da I Grande Guerra”

Realizou-se na passada quarta-feira dia 16 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Portalegre, o lançamento do livro, “Capitão AUGUSTO da Silva Picão TELLO - poeta e herói da I Grande Guerra”, na Sala das Colunas da Biblioteca Municipal de Portalegre, com a presença do autor José Mascarenhas e Dr.ª Olga Ribeiro, directora da Biblioteca Municipal.

Com prefácio da professora Maria Guadalupe Transmontano que enquadrou o livro na vida, tempo e obra do “Capitão AUGUSTO da Silva Picão TELLO”, que por motivos de saúde não pode estar presente, coube a José Mascarenhas, neto de Augusto Tello, declamar alguns poemas que considerou pertinentes.

A cerimónia teve continuidade com um período de perguntas e respostas, encerrando com a respetiva sessão de autógrafos.
Editado pela TA Edições o livro, “Capitão AUGUSTO da Silva Picão TELLO - poeta e herói da I Grande Guerra”, teve a 1ª Edição em Setembro de 2013.

Saiba mais sobre o Capitão Augusto da Silva Picão TEllo, que nasceu em Arronches em a 15 de fevereiro de 1894 e faleceu em Elvas a 8 de fevereiro de 1932.
Alistado como voluntário no Regimento de Cavalaria 1, em 26 de Setembro de 1916, foi promovido a alferes a 22 de outubro de 1917, sendo aspirante a oficial do Regimento de Artelharia 3, a tenente por decreto de 1 de dezembro de 1921 e a capitão em dezembro de 1927.

Fez parte do Corpo expedicionário a França, onde foi feito prisioneiro pelos alemães na Batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, sendo internado no campo de Uchester meen Fuchesberg.
Ferido por gases, a cuja acção o seu organismo não resistiu, tendo ao fim de anos de sacrifícios vindo a falecer aos estragos duma granúlia com complicações medulares.





Sem comentários:

Enviar um comentário