quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GNR com operação “Azeitona Segura" durante a próxima campanha

A GNR informou hoje que vai realizar, a partir da próxima sexta-feira, uma operação para prevenir os furtos das azeitonas em olivais e após a sua colheita.

A operação, denominada "Azeitona Segura", vai prolongar-se até 31 de Janeiro de 2014 e consiste na intensificação do patrulhamento na área de explorações agrícolas, onde decorre a apanha de azeitona, e na fiscalização dos acessos aos lagares de azeite e aos locais de armazenagem, além da promoção de contactos com proprietários, trabalhadores e associações de produtores, refere uma nota da corporação.

A Guarda Nacional Republicana adianta que será também feita uma fiscalização ao transporte da azeitona nos principais pontos de fronteira com Espanha, em colaboração com as autoridades do país vizinho.

Segundo aquela força de segurança, na operação realizada em 2012, a GNR realizou 838 operações de fiscalização, que resultaram na detenção de 21 pessoas por furto de azeitona e na apreensão de 13.929 quilos de azeitona.

A corporação refere ainda que o crime de furto de azeitona tem um grande impacto económico para os proprietários das explorações e paralelamente é potenciador de um sentimento de insegurança.

Nesse sentido, a GNR pretende, com esta operação, prevenir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança junto dos olivicultores.

A manchar esta acção desenvolvida no passado pela GNR, ficam as recentes notícias vindas a publico em diversos órgãos de informação com as “Suspeitas de irregularidades”, nos processos de apreensão de azeitona na última campanha, a motivaram a abertura de um inquérito no posto territorial da GNR de Campo Maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário