sábado, 5 de outubro de 2013

Al Mossassa 2013 - Marvão celebra o passado com festival islâmico

Al Mossassa é a festa que une o município português de Marvão e a espanhola  cidade de Badajoz, que por estes dias evocam o guerreiro Ibn-Marúan,  fundador das duas localidades.

Nos dias 4, 5 e 6 de Outubro Marvão recua no tempo, até ao séc. IX. Com música, teatro de rua, dança do ventre, workshops e o  “Mercado das 3 Culturas”,  a decorrer no centro histórico, palco principal de toda esta actividade, que reconstitui o ambiente das vendas dessa época e deslumbra  com cores e aromas num espaço aberto à imaginação e à história que este ano comemora a sua oitava edição.

O “Mercado das 3 Culturas”, situado no largo da Câmara velha, tem à disposição dos visitantes inúmeros pontos de venda, onde se podem encontrar vários pratos da gastronomia islâmica, chás e ervas medicinais, artesãos a trabalhar ao vivo, uma exposição permanente de aves.

No programa ainda há Passeios em Burros e cavalos, bailarinas de dança oriental, falcoaria, exposição de aves de rapina, encantadores de serpentes, actuações com música árabe e figuras da época a desfilarem pelo recinto do festival.

O Al Mossassa vai contar ainda com a participação de uma organização independente, denominada Turismo de Marrocos, que vai promover e mostrar aos visitantes vários pormenores da sua cultura marroquina.

A entrada para o certame custa um euro, sendo que parte da receita reverte a favor do Moto Clube de Marvão.

A não perder durante todo o fim-de-semana o Al Mossassa 2013.

Fica o agradecimento especial a um grupo de amigos maravanenses que nos recebeu com um exótico e excelente  jantar à moda do Magreb, onde não faltaram o Couscous, à al-Andalus, com carne de vitela, legumes e outras verduras e o saboroso Djaja Mahamara,com carne de frango estufada com amêndoas, passas e sêmola, acompanhado com tâmaras. Quanto à sobremesa apreciamos doces árabes com feqqas (biscoitos com amêndoas) e os ghoriba (bolinhos de cocô e de amêndoa e sésamo), acompanhados do inevitável chá de menta frio ou quente sempre delicioso. 







Sem comentários:

Enviar um comentário