Situada no cume da serra do Rei Santo, em Nave Fria esta velha ermida serve unicamente para o culto na romaria do mesmo nome, que ali se realiza quinze dias após a Páscoa.
O edifício é de uma só planta quadrangular de nave única com altar-mor saliente e uma sacristia lateral. A cúpula da nave é composta por caixotões emoldurados separados por régua e elementos piramidais em argamassa. Os fundos apresentam um programa decorativo de circunferências vermelhas e pretas. Numa das molduras dos caixotões foi identificada a data de 1577, remetendo assim este revestimento original para o Século XVI. Na sanca da cúpula lê-se uma frase bíblica incompleta; “TODOS QVE AMDAIS TRABALHADOS DE CVLPAS E DE PECADOS PEDIA O SALVADOR DO MVNDO QVE VOS”… “SENHOR DEOSENAMINA IV”. Perderam-se duas palavras nesta referência ao Salvador do Mundo.
São atribuídos 5 séculos de história a esta ermida.
De um elevado valor decorativo destaca-se a pintura executada a seco, mas com incisões das linhas mestras a fresco, da mesa e altar-mor. Esta pintura insere-se no estilo decorativo do Século XVII.
BEM BONITA A IGREJA DO REI SANTO PENA QUE O PRESIDENTE DA JUNTA ESPERANÇA ESTEIJA NA FOTOGRAFIA DE MÃOS NOS BOLÇOS
ResponderEliminarEmbora não se tenha o hábito de entrar em diálogo com os anónimos que aqui fazem chegar os seus comentários, não pudemos deixar de referir que discordamos do anónimo que aqui critica o presidente da Junta de Freguesia pelo simples facto de ter as mãos nos bolsos, esta situação talvez se deva ao facto do presidente da Junta ser um homem de trabalho, talvez pouco habituado a protocolos ou ainda ao deslumbre dos flashes dos fotógrafos para sair bem na foto.
ResponderEliminarEm nossa opinião mais importante que a postura física é a atitude mental.
Já dizia o poeta António Aleixo:
Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer o que são,
são aquilo que eu pareço.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminaroi sou Francine, sou formada em Design e pós-graduada em Artes Visuais
ResponderEliminargostava de utilizar as suas fotos de pintura mural em meu trabalho aqui em Santa Catarina / Brasil
Deixei mensagem privada no e-mail de seu blog, fico aguardando sua resposta
O que importa não é a postura do Homem, mas sim as suas acções e o legado que deixa para a posteridade, é a Sua Obra que vai ser recordada.
ResponderEliminarForam importantes as obras de conservação e restauro efectuadas da Ermida do Rei Santo e se as mesmas não se efectuassem, corríamos o risco de a curto prazo o edifício entrar em degradação.
Errar é humano… por vezes actua-se por desconhecimento e se algumas das intervenções exteriores não foram as melhoras para a História do Monumento, a intenção foi boa, era devolver uma Igreja “bonita” à população.
Pena foi que em vez de se acarinharem, se reneguem os Filhos da Terra. No entanto, os vestígios históricos encontrados no interior da Ermida e o restauro da mesma superam qualquer possível dano ou magoa.
Obrigada Sr. Diamantino!