quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mosteiros - O Catavento e os Bancos do Jardim


Catavento

Este bonito catavento colocado no telhado da velha Escola Primária de Mosteiros é uma das atracções mais fotografadas pelos visitantes do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

De construção muito simples, o catavento é composto por uma lâmina que gira em torno de um eixo pela acção do vento. Vem desde os tempos dos gregos e além de indicador da direcção do vento serve ao mesmo tempo de ornamento.

Durante a Idade Média começa a ter grande difusão e aparece usualmente como remate das torres das igrejas. Começou por ser um sinal de nobreza e só as casas nobres, eclesiásticas e militares tinham o direito de o possuir.

Foi publicado um trabalho na Revista Portugália, tomo II, fasc. 3º, no Porto, em 16 de Julho de 1907) sobre os cataventos, que ora aproveitamos.

A meteorologia popular, presume-se pelo vento que soprar à meia noite no dia da Senhora das Candeias (2 de Fevereiro), o vento dominante durante o resto do ano. Avalia-se pelo vento do Dia de São Miguel (29 de Setembro), o estado do Inverno que se aproxima, assim como se infere da direcção observada à uma hora da tarde do Dia da Senhora da Ascensão qual o vento estival de predomínio.

Jardim

As obras de recuperação do Jardim Municipal de Mosteiros e Parque Infantil recentemente efectuadas acabaram por reformular toda a zona ajardinada e espaços envolventes.

O jardim ficou um espaço mais acolhedor, existindo apenas um senão: a escolha dos bancos não foi a mais acertada para esta zona de lazer, com a escolha a ter recaído num modelo de bancos tipo IKEA, acabando os utentes do jardim por se sentirem desconfortáveis nestes modernos mini-bancos.

8 comentários:

  1. Sem dúvida bem observado, além dos bancos serem pequenos e nada cómodos alguns ainda estão tortos dando a sensação que se vai cair de costas...

    ResponderEliminar
  2. Bem originais um pouco mais altos e viravam tábua d’engomar de jardim

    Dalila
    Belo Horizonte/MG

    ResponderEliminar
  3. Chamar a essas coisas de bancos de jardim foi muito simpático da vossa parte

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Com o imposto I.M.I.QUE SE PAGA AMAIS NA FREGUESIA DE MOSTEIRROS E MENOS NA FREGUSIA DE ESPERANÇA NOS BAIRROS NOVOS FEITOS NA MES MA ALTURA OS BANCOS PODIAM SER MAIS CONFORTAVEIS E BANHADOS A OURO

    ResponderEliminar
  6. Ao longo dos tempos a freguesia dos Mosteiros tem vindo a sofrer "guerrinhas" em que ninguém se entende; ora são os bancos, ora é o palco q esta em frente do novo multiusos e não falando da caixa multibanco que faz falta a esta freguesia sendo a única freguesia das redondezas que não tem esse serviço tendo os utentes desta freguesia se deslocar 8km ou mais para usufruírem deste serviço que ao passar dos tempos se torna um bem para qualquer cidadão! Pelo menos as viaturas da junta de freguesia andam mais sossegadas, pode ser que assim se poupe algum dinheiro para o multibanco!

    ResponderEliminar
  7. Em deslocão á freguesia de Mosteiros onde já alguns anos que lá não ia fiquei um pouco desilodido a água da torneira era barro a pontos de não se poder pôr a máquina a lavar lembro-me dos tempos do 25 de abril um povo que prometia lutar apenas tem umas obras de fachda e pouco mais

    ResponderEliminar
  8. Encontra-es em fase de recuperação o PLATANO que sofreu algumas escoriaçõs causadas por uma motoserra junto ao café Estrela.
    Menos sorte teve o pilar da escola do cata vento que sempre respeitou o camião de dez rodas do empreteiro que realizou a obra da escola,em manhã de oforia levantou vou e foi parar em cimada da vedação da zona desportiva dos Mosteiros danaficandoa para sempre.

    ResponderEliminar