domingo, 5 de abril de 2009

Arronches – Celebra Domingo de Ramos



Neste Domingo, dia 5, teve inicio oficialmente a Semana Santa, a este dia dá-se o nome de Domingo de Ramos, que relembra a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém.

Em Arronches a Bênção dos Ramos teve lugar pelas 11.00 na Igreja do Convento de Nª. Sr.ª da Luz, seguida de procissão pelas ruas até à Igreja Matriz onde foi celebrada a Eucaristia de Domingo de Ramos.

Ainda hoje em Arronches os agricultores têm o hábito depois da bênção do ramo, colocar cruzes feitas de cana e ramos de alecrim e oliveira nos campos, para estes estarem protegidos de tempestades e possam ter melhores produções agrícolas.

O ramo depois de benzido e guardado em casa, pelas nossas avós é ainda utilizado para em momento de aflição afastar as trovoadas: “ora vai, Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão, nem vento, nem o bafo de menino”.
Ramo “bento” que corta o mau-olhado e que junto ao alecrim e ao rosmaninho, queimados, tem as virtudes de “ defumadouro”: Assim como Nossa Senhora / Defumou seu amado Filho / Assim eu te defumo, menino / Em nome do Pai, do Filho / E do Espírito Santo!

O Drama Imenso da imigração Africana



O papa Bento XVI, na cerimónia de Domingo de Ramos, diante de uma multidão que agitava folhas de palmeira no Vaticano, apelou para a urgência de uma acção concertada de forma a evitar mais mortes de imigrantes africanos que procuram a qualquer custo chegar à Europa em penosas travessias pelo mar.

Terminando as celebrações que marcam a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém uma semana antes da sua crucificação, o papa pediu medidas para evitar tragédias como que a que ocorreu na semana passada, quando um navio com imigrantes naufragou na costa da Líbia. Temendo-se que mais de 200 pessoas tenham morrido afogados.

“Não nos podemos resignar com tragédias como essa", afirmou o papa aos peregrinos na Praça de São Pedro. "As dimensões deste fenómeno exigem a urgência de estratégias coordenadas entre a União Europeia e os Estados Africanos para prevenir que imigrantes indefesos acabem nas mãos de traficantes sem escrúpulos", concluiu.

Fonte: DEE - REUTERS

Sem comentários:

Enviar um comentário