sábado, 11 de abril de 2009

Arronches – Petição a favor do Desportista Francisco Palmeiro

Na sequência do artigo de opinião (Temos Estádio) inserido na edição de Janeiro do Jornal Notícias de Arronches, da autoria da Dr.ª Fátima Velez de Castro e Luís Miguel Grilo Velez, surgiu em Arronches uma petição pública com recolha de assinaturas, podendo a mesma ser encontrada em diferentes casas comerciais e colectividades do concelho.
Esta petição endereçada ao vereador do Pelouro do Desporto Amílcar Belchior tem como objectivo que o mesmo apresente nos órgãos autárquicos que representa o pedido para que seja dado o nome do desportista Francisco Palmeiro ao futuro Campo de Jogos de Arronches.


Petição

Exmo. Sr.
Amílcar Francisco Trindade Belchior
Vereador do Pelouro do Desporto
Da Câmara Municipal de Arronches


Os abaixo-assinado e com base no artigo inserido no Jornal Notícias de Arronches, edição nº 72 de Janeiro de 2009 e da autoria de Fátima Velez de Castro e Luís Miguel Grilo Velez (Temos Estádio), vêm solicitar a Vª Ex.ª se digne apresentar nos órgãos autárquicos competentes esta petição, para que, aquando da inauguração do futuro Campo de Jogos, seja dado ao mesmo o nome de Francisco Palmeiro.
Temos como base para esta petição, os efeitos conseguidos por este desportista, filho desta terra e que, no desporto nacional, quer através do Sport Lisboa e Benfica como na Selecção Nacional, soube honrar e dignificar o nome de Arronches.


Arronches, 23 de Março de 2009

Seguem-se as assinaturas

Nota: Transcrição da Petição conforme original


Quem é Francisco Palmeiro:

Nascido em Arronches, a 16 de Outubro de 1932, por aqui deu os primeiros chutos na bola no Atlético Clube de Arronches, depois de um percurso que deu nas vistas no Portalegrense acabaria por ingressar no Benfica onde esteve de 53/54 a 60/61, conquistando os Títulos Nacionais de 54/55, 56/57 e 59/60 e três Taças de Portugal.
Para a história, fica como autor do primeiro golo do Benfica para as competições europeias (Taça dos Campeões), frente ao Sevilha, e o primeiro benfiquista que no estádio da Luz, quando da inauguração, em 1 de Dezembro de 1954, frente ao FC Porto.
A nível internacional, Palmeiro estreou-se frente à Espanha no Jamor, em Junho de 56 - Portugal venceu por 3-1 e Palmeiro obteve os três golos da Selecção Portuguesa.
Depois de uma carreira de sucesso que terminou em 1966, Palmeiro formou uma sociedade, com o seu companheiro e antigo jogador do Benfica, Salvador, estabelecendo-se na Costa da Caparica, com uma tabacaria, papelaria e venda de revistas e Jornais.

8 comentários:

  1. Como poderão recordar já não é a primeira vez que o Vereador Amílcar dá o seu contributo nesta matéria...


    PROPOSTA APRESENTADA PELO SENHOR VEREADOR AMÍLCAR BELCHIOR NO SENTIDO
    DE SER ATRIBUÍDA A MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO AO SENHOR FRANCISCO
    PALMEIRO RODRIGUES:

    O Senhor Vereador Amílcar Belchior enviou para a mesa uma proposta, que foi
    aprovada, por unanimidade e escrutínio secreto, cujo teor a seguir se transcreve:
    "Proposta- O Jornal Notícias de Arronches, em iniciativa conjunta com o Atlético Clube de
    Arronches e a Associação Desportiva e Cultural de Esperança, vai levar a efeito uma
    cerimónia com vista a distinguir os atletas participantes nos diversos campeonatos de
    futebol (juvenil e sénior), sendo a distinção relativa não só aos dotes futebolísticos, mas
    também ao comportamento cívico demonstrado pelos mesmos atletas.- Dado tratar-se da
    primeira iniciativa deste jaez e considerando que ao futebolista, internacional A pela
    selecção Portuguesa, Francisco Palmeiro Rodrigues, natural deste concelho, nunca foi
    prestada qualquer homenagem por parte do Município, proponho que, em colaboração com
    o Jornal Notícias de Arronches, se preste a devida distinção ao citado atleta, a ter lugar
    aquando da entrega dos troféus aos atletas a nível distrital, devendo envidar-se esforços no
    sentido de garantir a presença de atletas que o acompanharam ao longo da sua carreira
    desportiva, em especial dos companheiros na equipa que o projectou para a ribalta do
    futebol, o Sport Lisboa e Benfica.- Como distinção ao ilustre Arronchense Francisco Palmeiro
    Rodrigues, proponho a atribuição de medalha de mérito.- Proponho ainda a atribuição do
    apoio necessário à realização do evento, caso o mesmo venha a ser objecto de aprovação.-
    Arronches, 27 de Abril de 2004.- O Vereador- (a) Amílcar Francisco Trindade Belchior". -----

    ResponderEliminar
  2. Curvo-me perante esta iniciativa popular que espero obtenha sucesso, o nosso Palmeiro é digno de todas as homenagens que Arronches lhe possa prestar, e com ele ainda vivo ainda melhor.
    Já agora sabem quem foi o primeiro “capitão” do Benfica no Estádio da Luz?
    Fernando Caiado, na inauguração que capitaneou a seguinte equipa: Costa Pereira, Jacinto e Naldo; Caiado, Artur e Ângelo; Palmeiro, Coluna, Àguas, Calado e “Fialho”.
    Parabéns pelo vosso trabalho nesta página dedicada a Arronches, é sempre bom ter notícias da terra.
    Calado/Lisboa

    ResponderEliminar
  3. Tinha cá uma ideia que o novo Estádio era para ser baptizado de Miranda Calha, com essas petições ainda arranjam alguma encrenca na autarquia, ou então lá fica o Estádio sem nome

    ResponderEliminar
  4. Informação: Voltamos a apelar para a compreensão de alguns visitantes, dado o teor de alguns comentários os mesmos são implicáveis neste fórum, em primeiro lugar por respeito aos demais utilizadores que tem sabido respeitar as regras, em segundo lugar muitos desses comentários fogem ao tema ou excedem-se em ataques pessoais e boatos. Agradecemos a vossa participação e as muitas sugestões que nos fazem chegar pelo e-mail e comentários, embora deixando claro mais uma vez que assuntos pessoais devem ser endereçados aos visados nos mesmos, ou ainda ás entidades competentes, assim como meros boatos ou linguagem menos própria não terá cabimento neste espaço que se quer livre e de todos mas responsável.

    A administração do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Talvez fique bem o nome do Palmeiro ao Estádio , era eu miudo e lembro-me do Palmeiro vir jogar a Arronches , andava o pessoal todo excitado , uma multidão nas ruas e a ver o jogo , não se falava de outra coisa ... nunca me lembro de um tumulto tão grande.

    ResponderEliminar
  6. Foi com enorme satisfação que tomei conhecimento do que se está a fazer para que o Estádio de Futebol em Arronches fique a perpetuar o nome de um grande desportista internacional, filho da terra " FRANCISCO PALMEIRO (Xico Feiteira) como era conhecido entre as pessoas amigas, da sua terra natal.
    Como um dos grandes amigos do meu saudoso Pai e também meu irei juntar o meu nome a essa petição, que considero justa e merecida.

    ResponderEliminar
  7. E que mais fez, pela sua terra o Francisco Palmeiro?
    Integrou voluntariamente, os orgãos sociais de alguma instituição? Deu algo de seu a Arronches? Ou limitou-se a dar chutos na bola e assim ganhar a vida? Quem deu o terreno onde está instalado o campo? esse contributo, foi menor?

    ResponderEliminar