sexta-feira, 3 de abril de 2009

Arronches – No Guia do Património Rural do Norte Alentejano

A Associação de Municípios do Norte Alentejano editou recentemente o Guia do Património Rural do Norte Alentejano.
Este Guia elaborado pela AMNA contou com a colaboração de alguns fotógrafos e técnicos dos diversos municípios e inserido no projecto PARTEXAL Património Arquitectónico Transfronteiriço Extremadura / Alentejo, pretendeu assumir um carácter diferente mostrando um património mais rural, menos valorizado e pouco conhecido e por vezes abandonado.

Pelo que nos foi dado observar neste guia salvo algumas excepções (Crato e Marvão), não foi essa a metodologia seguida na escolha do património a figurar nesta publicação, optando a maioria dos municípios por divulgar património sobejamente conhecido e valorizado.

Em parte não deixou de ser uma medida acertada, isto tendo em consideração que se está a divulgar e a expor ao impacto do turismo, velhos monumentos desprotegidos e que se encontram em mau estado de conservação, por vezes situados em locais isolados o que de certa forma facilita a ocorrência de actos de vandalismo e mesmo pilhagens por parte de visitantes menos responsáveis sobre este património.

No referente ao concelho de Arronches os 20 monumentos inseridos neste guia a começar pelas Pinturas Rupestres, Ermida do Rei Santo ou Atalaia das Carninhas todos merecem uma visita atenta quer pela sua beleza ou valor histórico.
Em suma este Guia constitui um excelente contributo para nos levar a conhecer o património rural menos valorizado existente nos 15 concelhos do distrito de Portalegre, são quase 300 recursos patrimoniais que incluem muito património religioso, pontes, fornos, moinhos ou mesmo fontes dispersas pelo espaço rural do Norte Alentejano.

6 comentários:

  1. Gostava de saber onde posso comprar o Guia Património Rural do Norte Alentejano, envio contacto para resposta, agradeço que corte o meu mail neste comentário

    Fernando - Braga

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi, mas parece ser uma publicação bastante interessante. Vai estar disponível em Arronches (no Turismo) para venda?

    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar
  3. O guia tem o seu merito! é lamentavel é que o Municipio de Arronches, não tenha enviado para constar no guia o Patrimonio desconhecido e que está ao abandono, como seja: A Igreja de São Bartolomeu, A Igreja da Srª do Carmo, a Igreja de São Isidro, a Atalaia do Baldio, os antigos moinhos e passadeiras da Ribeira do Caia e os Montes, alguns são verdadeiras maravilhas.

    ResponderEliminar
  4. E os cães que alguns proprietários têm, também são uma maravilha... têm dentes e até mordem! óptimo canalizar para lá os turistas...

    ResponderEliminar
  5. Pior que os cães que mordem, são os homens que não valorizam as suas origens, para desenvolverem a sua Terra...

    ResponderEliminar
  6. "Passei com os olhos" por esse guia no passado fim de semana na recepção do parque de campismo de Avis e à falta de tempo e também ao local onde ele se encontrava (apenas para consulta) limitei-me a tirar o título e a editora na expectativa de o conseguir arranjar, mas quando li que era uma edição de 1000 (mil) exemplares vi logo que era uma edição para "amigos", senão vejamos: 1000 exemplares a dividir por 15 municípios calha cerca de 65 a cada um, logo, deduz-se que o objectivo não era a divulgação mas sim premiar ou oferecer a algum amigo que provavelmente nem se interessa pelo conteúdo. Depois de gastarem dinheiro (e com tanta foto não deve ter sido pouco) na elaboração e feitura do livro não tentam ter retorno monetário nem dar a conhecer o conteúdo a algum possível comprador que gostaria de se documentar em qualquer ocasião a se belo prazer.

    ResponderEliminar