sexta-feira, 17 de abril de 2009

Marvão – Mais um número especial da revista Ibn Maruán

É já no próximo Domingo dia 19 que na Casa da Cultura pelas 16 horas será lançado mais um número especial da IBN MARUÁN – Revista Cultural do Concelho de Marvão.

Intitulada Marvão e Ammaia ao tempo das Guerras Peninsulares de Armin U. Stylow, Juan Manuel Abascal e Rosário Cebrián e com apresentação a cargo do professor doutor José d’Encarnação.

O objectivo do município de Marvão com esta edição é associar-se à comemoração dos 200 anos das Invasões Francesas em Portugal, lembrando, que Marvão ao contrário de muitas outras povoações passou incólume à pilhagem e vandalismo praticado pelas tropas francesas e inglesas que atingiu com maior intensidade o património religioso.
Contudo, Marvão foi visitado por várias vezes, desde o tempo da denominada Guerra Fantástica até as invasões francesas, pelas partes em conflito para avaliarem o estado da fortificação e acessos à fronteira espanhola.

São os relatos dessas visitas que neste número especial da Ibn Maruán se publicam e que descrevem as terras de Marvão, e em particular as ruínas da Ammaia, nos meados do século XVIII e nos inícios do século XIX.

A Revista Cultural do Concelho de Marvão Ibn Maruán com 15 volumes publicados até hoje é dirigida pelo Professor Doutor Jorge Oliveira.
Pela qualidade e rigor conhecidos da Ibn Maruán é de não perder mais este número especial desta conceituada revista do Município de Marvão.

4 comentários:

  1. A Ibn Maruán é referência na área cultural
    A. Barbosa
    Évora

    ResponderEliminar
  2. Excellent work, fantastic photo
    Elizabeth / Birmingham

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom quando os municípios produzem algo que vai mais além que simples boletins e outra propaganda politica paga com o nosso dinheiro
    Os meus parabéns aos autarcas de Marvão pela aposta nesta publicação.

    ResponderEliminar
  4. Excelente publicação, parabéns aos autores e aos editores, pela valorização do Patrimonio, pelo estimulo à leitura e por nos colocar à descoberta dos locais que nos mostram, já descobri alguns através desta revista...

    ResponderEliminar