quarta-feira, 15 de abril de 2009

Arronches- Caminhada do Rei Santo

É já no próximo dia 26 de Abril, que terá lugar mais um Passeio Pedestre, desta vez denominado "Caminhada do Rei Santo". Os participantes desta Caminhada poderão optar por fazer o percurso até ao Rei Santo partindo de Mosteiros, Esperança e Arronches, estando a saída prevista destes locais pelas 09.00h.
Embora seja uma actividade de livre participação é recomendável que seja efectuada inscrição na Câmara Municipal de Arronches ou ainda nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.
Recentemente alvo de importantes obras de conservação e restauro a ermida do Rei Santo vai acolher com melhores condições os muitos romeiros que ali participam nas cerimónias religiosas e passam o dia em convívio com familiares e amigos.


A romaria do Rei Santo acontece 15 dias após o Domingo de Páscoa (calhando este ano no dia 26 Abril), no lugar de Nave Fria, na freguesia de Esperança/Arronches.Outrora bastante concorrida pelas gentes raianas da raia luso/espanhola tem nos últimos anos vindo a perder visitantes, isto devido em parte a falta de organização pouca divulgação, assim como aos excessos por vezes ali praticados por meia dúzia de adictos ao álcool.

Longe vão os dias em que as gentes de ambos os lados da fronteira acordavam ao som dos foguetes que anunciavam a romaria do Rei Santo.

Actualmente o povo estranhara a falta de foguetório e não compreende o porquê das leis que vieram restringir o seu lançamento como medida de prevenção para os incêndios florestais.
As leis fazem-se e são para cumprir, mas quantas vezes não apetece infringi-las de tão patéticas que parecem.
Qualquer foco de incêndio com origem no lançamento de foguetes não é tão perigoso como o querem fazer crer. É verdade que o risco existe, mas com tanta gente por perto, e os bombeiros de sobreaviso, rapidamente se sufocava o incêndio, que no caso da romaria do Rei Santo ainda se realiza em plena época primaveril com um baixo risco de incêndio, não se compreende que tenham proibido o lançamento de foguetes.

Diz o ditado que "não há fumo sem fogo". A verdade é que sem fogo também não há festa, ou pelo menos com o mesmo brilho e magia.

10 comentários:

  1. Até parece que a culpa é dos foguetes isto quando se sabe que todos ou quase todos os incêndios são de origem criminosa, vêem estes políticos proibir os foguetes nas festas e romarias acabando com uma tradição secular. Ganhem mas é vergonha e punam quem devem punir.

    Júlio//Viseu

    ResponderEliminar
  2. Apoiado é triste mas nos últimos anos a festa do Rei Santo não passa de um encontro da malta do copo chegando mesmo a perturbar a cerimónia religiosa, como esperançense fico triste e envergonhada como podem ver nem na agenda cultural anunciam a festa.

    ResponderEliminar
  3. Para fazerem do Rei Santo mais uma pimbalhada o melhor é não mexerem

    ResponderEliminar
  4. Tanto quanto sei só há divulgação na agenda cultural, a pedido da organização, ou desde que a mesma seja a Câmara. A festa do Rei Santo não é organizada pela Câmara, pois não Esperancense? Quanto ao anónimo anterior: costuma ir aos espectáculos do Centro Cultural? Eu vou e nunca lá vi pimbalhada!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que a pimbalhada em Arronches fica reservada para a feira de artesanato e outras afins mas os gostos se discutem. É verdade. Há até quem diga, "os gostos não se discutem, educam-se" numa visão interessante e totalitária de quem acha que o seu é tão bom que terá de convencer os outros. Eu, aqui, limito-me a expor o meu. Não coincide com o vosso…paciência.
    Claro que quando estamos em Arronches não deixa-mos de frequentar o Centro Cultural recordo inclusive o grande espectáculo do Rodrigo!

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos, parece que a noticia da caminhada ao Rei Santo descambou....
    …mas na agenda cultural deveria constar todas as actividades do concelho, quer sejam organizada pela Câmara ou não, de carácter religioso, desportivo, gastronómico ou cultural.
    A romaria do Rei Santo, devemos valorizar o que é nosso e não desacreditar. A caminhada é uma forma agradável de fazer exercício e de realizar um passeio pelos lindos campos primaveris do nosso Alentejo, admirar a Ermida Renascentista que as obras de conservação e restauro nos revelaram….e degustar uma boa merenda de uma fogaça, de uma oferenda feita ao Rei Santo…e porque não pensar em manter a tradição e oferecer uma fogaça ao Santo. Sagrado e profano sempre se misturaram ao longo dos tempos….desfrutem do que a vida nos dá de bom, sem conflito….

    ResponderEliminar
  7. Nota-se claramente que o sr. que fala que a Romaria ao Rei Santo não consta da programação da agenda cultural ou não a lê ou pura e simplesmente não sabe ler!!!! Ou então fala para não estar calado pois a Romaria consta do programa das Comemorações do 25 de Abril incluido na Agenda Cultural!!Ora comprove....

    ResponderEliminar
  8. ´Concordo com quase tudo o que diz o anónimo anterior... Mas já agora, como é que se consegue pôr na A. Cultural programas de actividades se as entidades organizadoras não os fornecerem? Veja-se o caso do concerto do orgão na Igreja Matriz. A A.C. é feita se bem me apercebo trimestralmente...

    ResponderEliminar
  9. Só haverá desenvolvimento quando as várias Entidades e cidadãos em geral se consciencializarem que tem que haver intercâmbio. Sim, porque todos somos responsáveis pelo desenvolvimento da nossa região, a culpa não é sempre do governo. Sejamos cidadãos activos e conscientes, criticando construtivamente e apresentando soluçõe e quando tenham conhecimento de actividades no Concelho comuniquem à Câmara.
    Quanto à agenda cultural, bom seria que o estabelecessem acordos com as várias entidades de forma a recolher informação sobre as actividades do Concelho e não se limitem à programação do Centro Cultural, que é o que acontece normalmente. Se bem que desta vez a romaria do Rei Santo vem mencionada, já estão a inovar, agora só falta não fecharem no "ninho" e procurarem informação.
    Uma agenda cultural a "sério" deve trazer todas as actividades e serviços (restaurantes, alojamentos, e outros serviços). Mas alojamentos?... é coisa que em Arronches não se sabe o que é, só se for para fazer campismo selvagem à porta do “Hotel”….

    ResponderEliminar
  10. Sim a agenda é elaborada trimestralmente e como refere as entidades organizadoras é que têm que fornecer as actividades que vão realizar à Câmara Municipal. Nalgumas edições anteriorres da agenda constavam algumas actividades religiosas como é fácil de verificar! Agora não sei se o sr. padre as faz ou não chegar à câmara, mas parece-me que se antes eram publicitadas agora também seriam....

    ResponderEliminar