terça-feira, 5 de maio de 2020

Coronel Joaquim Bucho cessou funções no Museu Militar de Elvas

O arronchense, coronel de Infantaria, Joaquim Bucho cessou funções do cargo de Diretor do Museu Militar de Elvas, cargo que ocupou de setembro de 2015 a maio de 2020.

Agora na sua passagem à Reserva do Exército, deixa uma mensagem de despedida, onde solicita a todos e em particular aos elvenses, "Continuem a ser embaixadores dos equipamentos de história e cultura da nossa cidade".

Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e pós-graduado em Educação e Museus, Joaquim Bucho, dedicou os últimos anos da sua carreira militar ao Museu Militar, tendo contribuído para a sua valorização cultural deste espaço museológico e divulgação do mesmo junto da população e turistas com inúmeras iniciativas que levaram muita gente a conhecer o museu.

Como referiu numa entrevista ao jornal “Linhas de Elvas” - Enquanto director do Museu Militar de Elvas, Joaquim Bucho sempre fez questão de puxar os elvenses para a instituição que sempre considerou ser “uma casa com portas abertas, que precisa de todos e que acredita que qualquer elvense, olhando para a classificação de património da UNESCO desta cidade e para a riqueza patrimonial que ela tem, na qual se integra o Museu Militar, é importante que também eles sejam um veículo de difusão da cultura que aqui existe e que deve ser visitada, sendo eles também participantes activos naquilo que é a cultura e o património elvense”.

De referir que o Museu Militar de Elvas, foi inaugurado oficialmente em 29 de outubro de 2009, é museu de maior área de implantação de Portugal (150.000m2 de área total) e alberga as coleções militares do Exército: Arreios, Serviço de Saúde, Transmissões, Viaturas Militares do Exército, Hipomóvel, Peças de Artilharia desde os meados do século XIX. Integra também o Centro Interpretativo do Património de Elvas, além da monumentalidade das suas fortificações, dos Quarteis do Casarão e a Fonte de São José.

O Museu Militar de Elvas surgiu fruto da reorganização do Exército Português no ano 2006 e ocupa as instalações do antigo Regimento de Infantaria N.º8, aquartelamento designado “Quartéis do Casarão” (Convento de S. Domingos, século XIII, Muralha Fernandina, século XIV e parte da Muralha Seiscentista, século XVII).

É um caso único no panorama museológico nacional pois as suas infraestruturas são três Monumentos Nacionais (classificados Património da Humanidade em 30 junho 2012 pela UNESCO). Tem ainda como responsabilidade o Centro Interpretativo do Património de Elvas da Câmara Municipal de Elvas.

Recentemente, Elvas foi classificada como “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”.
Fotos/ Emílio Moitas 





Sem comentários:

Enviar um comentário