sexta-feira, 22 de maio de 2020

La Codosera – Papa Francisco concede Ano Jubilar ao santuário de “Nuestra Señora de los Dolores de Chandavila”

A Santa Sé concedeu recentemente o Ano Santo Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora das Dores de Chandavila, na vizinha localidade da Codosera, na Extremadura espanhola, pelo 75 aniversario das aparições da Virgem neste lugar junto à fronteira com Portugal no concelho de Arronches.  

As actividades do Ano Santo têm início no Santuário de Chandavila, no próximo dia 27 de maio, com D.  Celso Morga, a celebrar a Eucaristia que tem início ás 20h30.

Em nota de imprensa a Confraria de Chandavila, dá a conhecer a sua satisfação e informa que está a trabalhar num amplo programa de atos religiosos e culturais, a promover durante todo o ano, o primeiro dos quais com uma semana de espiritualidade de 25 a 31 deste mês

Do vasto programa já em parte conhecido destacamos a 3 de setembro, a vigília pelas 22h00, com a exposição do Santíssimo, procissão eucarística e missa, no dia seguinte, ás 20h00, Santo Rosário o e Missa na capela das Aparições.

A 14 de setembro, tem lugar a festa da Exaltação da Santa Cruz, com a Via Crucis, pelas 19h00, pela Via Sacra, já no dia seguinte, à mesma hora, iniciasse o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora.

Durante o ano Jubileu e no decorrer das celebrações no santuário, haverá sempre sacerdotes ministrando o sacramento da penitência, a todas as pessoas que o desejem receber.

A clausura do Ano Jubilar, que será presidida por D. Celso Morga, será retransmitida pelo canal 2 da TVE.

De referir que foi a 27 de maio de 1945, que uma menina de nome, Marcelina, que acompanhada por uma prima saiu da Codosera e se dirigia a Portugal, mandada pela sua mãe para fazer contrabando, uma atividade proibida, mas em parte tolerada pelas autoridades e contribuiu a mitigar a fome no pós-guerra que grassava nas populações da raia.

Já no regresso de Portugal, Marcelina viu a silhueta da Virgem sobre um castanheiro, embora a sua acompanhante nada tenha conseguido ver.

Depois durante vários meses continuaram as aparições que culminaram com a Virgem a pedir à vidente que celebrassem no lugar uma missa de campanha, três meses depois da última aparição, o que aconteceu a 4 de setembro.

O bispo de Badajoz, D. José María Alcaraz e Alenda, mandou construir o santuário e autorizou no local a celebração do culto.

Desde então todos os bispos da diocese visitaram e celebram neste templo para milhares fiéis que acorrem a Chandavila anualmente, tanto vindos de Espanha como de Portugal.
Fotos/ Emílio Moitas



Sem comentários:

Enviar um comentário