domingo, 24 de maio de 2020

Alentejo - BE questiona Marta Temido sobre poluição da transformação de bagaço de azeitona


O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou recentemente a Ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a transformação de bagaço de azeitona em Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo.

O Bloco de Esquerda refere que “a unidade industrial da empresa AZPO – Azeites de Portugal, que transforma bagaço de azeitona, continua a causar problemas ambientais e de saúde pública, segundo a população da localidade de Fortes”.

Posto isto, o BE quer saber se “o Governo confirma a persistência dos problemas de saúde pública relacionados com a transformação de bagaço de azeitona” naquela localidade.

O Bloco quer ainda saber “das medidas urgentes de saúde pública recomendadas ao Governo pela Assembleia da República na Resolução n.º 279/2018, de 23 de agosto, que medidas foram realizadas e quais estão ainda por realizar”.

O grupo parlamentar pergunta ainda “que medidas prevê o Governo adotar para evitar que a unidade industrial continue a causar problemas de saúde pública à população de Fortes”.

De referir que a transformação de bagaço de azeitona em diferentes localidades do Alentejo, como em Fortes ou Monforte, vem motivando mal-estar junto das populações pela poluição provocada, com muito fumo, mau cheiro a dezenas de quilómetros, ou ainda a degradação de estradas nas zonas onde se localizam estas unidades industriais de transformação de bagaço.
Fotos/ Arquivo / E. Moitas 


Sem comentários:

Enviar um comentário