sexta-feira, 1 de maio de 2020

Alentejo - União de Sindicatos do Norte Alentejano comemorou Dia do Trabalhador na Avenida do Movimento das Forças Armadas em Portalegre


A União de Sindicatos do Norte Alentejano, em Portalegre, comemorou esta sexta-feira dia 1 de Maio o do Dia do Trabalhador frente ao antigo Hotel D. João III, na avenida das Forças Armadas, assinalando a data de uma forma diferente sem manifestações os desfiles, dada a situação vivida com a pandemia de Covid-19.

seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), a União de Sindicatos do Norte Alentejano, lembrou que perto de um milhão de trabalhadores estão em layoff, 372 mil desempregados e outros 350 mil trabalhadores a viver com rendimentos reduzidos, segundo dados da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).

Um 1º de Maio que foi aproveitado para exigir emprego, salários com direitos e melhores serviços públicos, ou como referiu na sua intervenção coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), Helena Neves, que lembrou que desde o início da pandemia a (CGTP), exigiu e continua a exigir a proibição do despedimento de trabalhadores, alertando ainda para o aproveitamento do layoff por parte de algumas empresas.

Um pouco por todo o país como em Portalegre, não houve manifestações nem desfiles no 1º de Maio, mas nas diferentes acções de rua efetuadas foram lembrados os direitos dos trabalhadores e em particular esse milhão de trabalhadores em layoff”, 350 mil desempregados e que há um “mundo de atropelos aos direitos dos trabalhadores” mesmo os que estão em casa teletrabalho.

Recordamos que história do dia do Trabalhado, remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de Maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a acção da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de Abril.
Vídeo/ Ver no Facebook / Fotos / Emílio Moitas.











Sem comentários:

Enviar um comentário