quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Feira Internacional Ganadeira de Zafra voltou a atrair muitos portugueses e milhares de visitantes


A edição número 563 da Feria Internacional Ganadera de Zafra (FIG Zafra), que decorreu de 29 de setembro a 5 de outubro, e juntou mais de 2.000 cabeças de gado, encerrou portas esta quarta-feira, com um balanço positivo em relação a anteriores edições, onde se destacou a exposição e venda de gado bovino, porcino, ovino, caprino e equino.

A função principal da Feria Internacional Ganadera de Zafra, foi desde sempre o intercâmbio de gado e partilha de conhecimentos entre agricultores, uma actividade que se manteve durante o século XX e continua a ser a alma do certame, dando lugar a uma feira moderna de mostras e festival lúdico ao estilo do Sul de Espanha.

Ou como costumam dizer: -  “si vienes a Zafra, tendrás mucho ganado” -  “Se vens a Zafra, terás muito gado”.

E foi o que fizeram centenas de expositores, entre os quais alguns portugueses, como a ANCPA. PT – Porco Alentejano ou o Município de Estremoz, que participaram na feira, assim como milhares de pessoas, que só de sexta-feira a domingo, ultrapassaram os 700.000 visitantes ao recinto da Feira Internacional Ganadera de Zafra.

Em suma e segundo, o presidente da Entidade Ferial, e Alcalde de Zafra, José Carlos Contreras Asturiano, foi uma boa feira, com alta afluência de público e importante participação de profissionais do setor agrícola, gerando um importante volume de negócios, com os leilões muito animados, a superarem recordes como aconteceu com o leilão de ovelhas de raça Merina que superou os 50.000 euros, ou o gado vacum, com as raças “Limusina, Retinta e Charolesa”, a alcançarem os 146.000 euros.

Desde 1453 que a Feira de Zafra faz parte do calendário dos profissionais do campo, sendo um dos mais importantes acontecimentos ganadeiros do  Sul de Espanha.
Fotos: E. Moitas 






















Sem comentários:

Enviar um comentário