sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Alentejo – Nível da Barragem do Caia preocupa Associação de Beneficiários


 A ausência de chuva neste começo de outono, após um verão bastante quente e seco, com os níveis de água na Barragem do Caia a baixarem diariamente, a situação é preocupante, de acordo com a Associação de Beneficiários do Caia.

Segundo o presidente desta associação, Aristides Chinita, há motivos de preocupação, “nesta data existem na barragem os mínimos para garantir uma campanha de rega normal para o ano de 2017. Seria necessário chover com abundancia para repor reservas hídricas, que este ano iriam ficar em limites mínimos, de momento devemos estar aptos a fornecer uma campanha de regas em condições normais à agricultura, às população e a alguma indústria se houver”.

“Depende do caso se prolonga ou não esta seca e se aumentam estes consumos no outono/inverno no caso de não chover. Mas de momento estamos relativamente preocupados”, referiu.

Com previsão de alguma chuva para este fim-de-semana, os níveis de água da Barragem do Caia podem vir a melhorar, embora a situação continue a preocupar a Associação de Beneficiários do Caia.

De referir que esta barragem proporcionando paisagens de grande beleza e paz de espírito, sendo a albufeira do caia a maior do distrito de Portalegre, abrangendo grande extensão no concelho de Arronches e ainda Elvas e Campo Maior. 

A Barragem tem um volume de cerca de 126 milhões de metros cúbicos de água armazenada, sendo sobretudo utilizada para regadio e abastecimento de água às populações dos concelhos envolventes. 
Fotos: Emílio Moitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário