domingo, 16 de outubro de 2016

Arronches – Juan provavelmente o homem mais feliz do mundo esteve connosco pela segunda vez

Juan, um alemão de quarenta e poucos anos, que por estes dias percorre as estradas do Alentejo, acompanhado pela sua cadela Clara, é provavelmente o homem mais feliz do mundo, com um passado normal e igual a milhões de pessoas, um dia possivelmente desiludido com a sociedade atual e fez um clic e mudou o seu estilo de vida.

Largou tudo o que tinha na sua Alemanha natal e fez-se à estrada, inspirado em São Francisco de Assis (daí a sua cadela ter o nome de Clara, em homenagem à irmã de São Francisco).
Religioso mas crítico com a Igreja, diz de acreditar em Deus. Há doze anos que anda (literalmente andar) pelo sul da Europa. Trabalha muitas vezes em troca de abrigo e de comida, ou ainda de algum dinheiro para atender a necessidades como por exemplo a de esterilizar a Clara, que tem sido a sua companheira de viagem.

No passado verão, em Agosto, veio para Portugal, entrou pela fronteira do Caia em Elvas, numa altura em que as temperaturas na zona registaram mais de 40 graus, o que deu origem a que Clara assa-se as patas no alcatrão, ficando impedida de caminhar.

Um problema para Juan, que desesperado pedia ajuda a toda a gente para tratar a cadela sem ser atendido, negando-se a abandonar a sua companheira veio até Arronches com a cadela ao colo, onde por mero acaso encontrou a Patrícia Flores, responsável da Arronches Adopta, local onde finalmente encontrou ajuda e permaneceu alguns dias, até a cadela recuperar, nestes dias nada faltou a ambos os viajantes, tiveram tudo, comida, banho, veterinário, mas segundo Patrícia Flores, nunca quis dormir na sua casa ou até mesmo nos bombeiros, dizia que a casa dele é o mundo e por isso dorme sempre ao relento.

De Arronches seguiu a pé para Fátima e por aquelas bandas andou sem rumo estes meses, ontem sábado dia 15 de outubro, voltou pela segunda vez a Arronches desta vez para agradecer o acolhimento recebido e conhecer a Lupita (a filha da Patrícia).

 Hoje domingo, ainda não raiava o dia seguiu para Monforte a caminho de Évora, para tentar chegar ao Algarve, local onde o inverno é menos frio.

Sei que partiu de Arronches contente, e fez-me recordar aquela parábola do “Bom filho a casa torna”... mas eu diria antes  “ Volta-se sempre  ao local onde se é bem recebido”...  e nisso Arronches  faz a diferença,  graças a muitos/as Patrícias, que no fundo a troco de nada dão o seu contributo para uma sociedade mais justa e menos preconceituosa para as diferenças de ver e viver a vida...

O Juan, podia até ter sido cientista famoso ou que sabe um assessor da influente chanceler alemã Angela Merkel, mas decidiu seguir os ensinamentos de São Francisco de Assis, e possivelmente ser o homem mais feliz do mundo.

Deixo o pedido a quem se cruzar com estes insólitos caminhantes, ajudem por favor e puderem dêem boleia entre os sítios por onde vão passando.
 E.Moitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário