quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Arronches – Instalação de ópticas semafóricas LED

A semaforização com LEDs constitui um dos programas presentes no PNAEE. Por outro lado a utilização de lâmpadas de incandescência tem vindo a ser suprimida, pelo que a utilização de ópticas de LEDs em semáforos vai ao encontro das indicações dispostas nas políticas energéticas nacionais e europeias.

Os semáforos equipados com LEDs fornecem, quando comparados com os semáforos tradicionais equipados com lâmpadas incandescentes, as seguintes vantagens: economias de energia superiores a 80%, menores custos de manutenção: eliminação da substituição preventiva de lâmpadas e das intervenções correctivas motivadas por lâmpadas fundidas, maiores condições de segurança rodoviária e maior visibilidade em condições adversas.

Através da análise da facturação de algumas instalações, a AREANATejo efetuou estudos de viabilidade para 9 Municípios (Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Gavião, Marvão, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel).

A substituição de aproximadamente 720 ópticas, contempla um investimento total de aproximadamente 75.000 euros (cofinanciado a 85% pelo INALENTEJO), auferindo um potencial de redução anual de aproximadamente 130.000 kWh de energia eléctrica (cerca de 84%), o que equivale a uma redução da emissão de 60 toneladas de CO2 e de 20.000 euros dos custos anuais com energia e manutenção.

O período de retorno médio do investimento é de 6 meses. A implementação, prevista para o primeiro trimestre de 2012, desta nova tecnologia com uma durabilidade sobejamente superior à tecnologia convencional actualmente instalada (lâmpadas incandescentes), permite ainda reduzir a produção de 120 kg de resíduos de lâmpadas (i.e. cerca de 3.500 lâmpadas).

Sem comentários:

Enviar um comentário