quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Portalegre - Ana Drago (BE) visita escolas no distrito

A deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago visita Escolas TEIP, no próximo dia 12 de Março de 2012, nas cidades de Portalegre e Ponte de Sôr.

O programa desta visita ao Alentejo tem início em Ponte de Sôr pelas 10h30 com a visita à Escola11H30 – Debate com professores e alunos sobre o tema: “Participação cívica dos jovens na sociedade actual” 12h30 – Almoço

13h30 – Partida Portalegre: Chegada – 15h30 / Visita à Escola 16h30 – Debate com professores e alunos sobre o tema: “Participação cívica dos jovens na sociedade atual” 17h30 – Partida

Objectivo destas visitas:


Os TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, são escolas ou os agrupamentos de escolas com elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar. Inserem-se, por isso, em contextos socioeconómicos muito desfavorecidos que exigem respostas educativas específicas para as populações aí residentes. Os TEIP estabelecem contratos-programa com o Governo, por via dos responsáveis pela pasta da Educação, no sentido de serem aprovisionados com os recursos humanos e financeiros necessários aos programas educativos que desenvolvem. São, por isso, realidades que nos preocupam de forma particular neste contexto de crise económica e social que o país atravessa, pois são certamente populações mais frágeis e com maiores dificuldades em ultrapassar a sua própria situação. Pretendemos conhecer de perto e alertar para esta realidade, pois os anunciados cortes para a educação fazem perigar a capacitação orçamental prevista para as escolas situadas em TEIP.

As escolas com Centros Novas Oportunidades, são escolas que têm no seu projecto educativo vias alternativas ao ensino regular de conclusão do ensino obrigatório bem como de sistemas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para jovens e adultos. Os Cursos de Educação e Formação (CEF), para mais de 15 anos, os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), a partir dos 18 anos, o Sistema RVCC Escolar, também a partir de 18 anos e ainda as Formações Modulares. Para estes jovens e adultos, estas formações constituem a derradeira oportunidade de verem a sua experiência profissional reconhecida ou de adquirirem uma formação que lhes abra as portas ao exercício duma profissão. Ora, os despedimentos efectuados de técnicos de CNO’s, bem como a permanente ameaça que paira sobre o programa Novas Oportunidades, faz temer pela continuidade destas formações e certificações, perante a ausência de alternativas e os cortes anunciados para esta medida social. O Bloco de Esquerda preocupa-se com estas matérias e realça a importância de assegurar a melhoria e o bom funcionamento das Escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário