sábado, 31 de outubro de 2009

Baja 500 Portalegre com vitória de Filipe Campo em Autos e Mário Patrão nas Motos.

O BMW X3 do piloto Filipe Campo foi o mais rápido, vencendo assim a 23ª edição da prova.
Terminou uma das mais míticas provas de todo-terreno em Portugal, a Baja 500 Portalegre, que vai já na sua 23ª edição.

O piloto Filipe Campos, coadjuvado por Jaime Baptista, levou o seu BMW X3 à primeira posição, deixando o também BMW X3 de Miguel Barbosa a 5:20s.

O terceiro posto foi ocupado por Ricardo Leal Santos, que à partida para a prova se havia assumido como candidato à vitória, com o seu BMW X5 com 7:41s de diferença para o líder.

Na prova nacional, foi Francisco Gil que venceu, com o seu Nissan Terrano II.

Já no Desafio Elf Mazda, Bruno Oliveira, apesar de desistir na prova fruto de uma peça defeituosa, manteve a liderança desse campeonato, dada larga vantagem que detinha sobre João Pais, que agora ficou reduzida a apenas um ponto.

Nas motos foi Mário Patrão o grande vencedor, deixando o seu mais directo adversário a mais de 11 minutos.

Baja 500 de Portalegre uma prova de sucesso do Nordeste Alentejano

A Baja BP Ultimate Portalegre 500 começou com a primeira grande vitória: nada menos do que 256 inscritos – 86 automóveis, a que se juntam 80 motos, 65 quads e 25 buggies – na primeira edição de Portalegre realizada depois do desaparecimento do seu criador – José Megre – numa dimensão que será a melhor forma de dignificar a memória do seu mentor, mantendo a Baja BP Ultimate Portalegre 500 o estatuto de verdadeira referência do todo-o-terreno nacional.

Recorde-se que esta foi a segunda competição pontuável para o Memorial José Megre, competição liderada por Guerlain Chicherit, vencedor do Rali Vodafone Transibérico, mas que não marcará presença em Portalegre.

O programa da Baja BP Ultimate Portalegre 500 iniciou-se com as verificações administrativas e técnicas, que decorrem nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro (5ª Feira). No dia 30 de Outubro (6ª feira), foi realizada da parte da manhã a Super Especial (SSS1) e o SS2 com cerca de 120 km, na parte da tarde e apenas para automóveis.

Para sábado, dia 31, foi reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos – SS3 e SS4 – com cerca de 150 e 220 km respectivamente, isto para os automóveis, já que as motos apenas farão um único sector selectivo, na distância de 370 Km. A prova terminou com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

Nota: Arronches em Notícias agradece fotos ou ainda informação da participação dos pilotos de Arronches para posterior post a publicar no blog.

Sabemos que piloto local Nelson Velez, fez o 10º tempo no prólogo! Tendo sido transmitida a sua participação na RTPN, que faz a transmissão televisiva do evento.

Deixamos a classificação de Nelson Velez, conseguida neste Sábado de grande competição que decorrer no sector selectivo, na distância de 370 Km.
Classificação oficiosa Motos após SS2 (final)
...
4ºGeral - Nelson Velez a 16:52.00 do 1º(Mario Patrão)
...
3º Classe TT2 - Nelson Velez

Fontes:
http://www.scn.pt
Seguidores deste Blog



























































sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sport Arronches e Benfica - Mudança de Treinador



Após os maus resultados do Sport Arronches e Benfica, o treinador Moura pôs o seu lugar à disposição.

A Direcção do S.A.B. reuniu de emergência, tornando público que o novo treinador do Sport Arronches e Benfica será o "Pica", que irá assumir o comando da equipa já dia 1 de Novembro (Domingo) contra o Degoladense no Estádio Municipal de Arronches.

A direcção e os jogadores do S.A.B. prestam aqui um grande agradecimento ao treinador Moura e desejam que tudo corra pelo melhor na continuação da sua carreira!

Fonte: sportarronchesebenfica

Arronches - Tomada de Posse da Câmara e da Assembleia Municipal

A Sessão de «Tomada de posse dos titulares dos órgãos autárquicos 2009/2013», eleitos para a Câmara Municipal de Arronches, decorreu hoje dia 30 de Outubro ás 19h00 nas instalações da Biblioteca Municipal que se tornaram pequenas para acolher as entidades e o numeroso público que assistiu a este acto.

“Eu, abaixo assinado, juro solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”. Um a um, os cinco elementos do Executivo Camarário e os deputados da Assembleia Municipal de Arronches fizeram assim o seu juramento.
Dos cinco elementos do executivo municipal, encabeçado pela Eng.ª Fermelinda Carvalho, fazem parte o Sociólogo Dr. José Bigares, o Técnico de Saúde Ambiental João Galão e ainda os dois vereadores eleitos pelo PS, o Professor Carlos Flores e o Eng.º Informático José Júlio Feiteira.

Após ser empossada, Fermelinda Carvalho, que conquistou nas últimas eleições para o PSD este bastião do partido Socialista, que deste 1974 apenas tinha sido presidido pelos socialistas Miguel Lagarto e Gil Romão, numa curta mensagem agradeceu a toda a população o voto de confiança que os arronchenses depositaram no PSD, referindo ainda o seu empenhamento para com a colaboração de todos sem qualquer excepção fazer o melhor pelo concelho de Arronches.

Nesta cerimónia também tomaram posse os deputados que vão compor a Assembleia Municipal de Arronches presidida pelo Bancário reformado Abílio Panasco, e da qual fazem parte entre outros o Industrial Jorge Correia e Arquitecta Madalena Cabaço.

Deixamos algumas imagens da instalação e tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal.






















































quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arronches - Juntas e Assembleias de Freguesia Tomaram Posse

As Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia do concelho de Arronches tomaram posse ontem dia 29 ao inicio da noite, com a cerimónia de posse a ter lugar pelas 18h00 na Junta de Freguesia de Assunção, que é presidida por José de Jesus Pires Louro (PSD), acompanhado por Maria João Silva Fernandes e Nuno José Andrade Amaral, (PSD).

Pelas 20h00 tomaram posse os eleitos da Junta de Freguesia de Esperança, que passou a ser presidida por Juscelino Pacheco Pires, Rosalina Moura e João Manuel Conceição (PSD).


Um pouco mais tarde pelas 22h00 e depois de alguma confusão gerada com a não comparência do Presidente da Assembleia de Freguesia de Mosteiros, que para os efeitos legais deveria estar presente para proceder à instalação da nova Assembleia desta Freguesia.

Ultrapassado este impasse e efectuada a respectiva acta, procedeu-se à tomada de posse dos novos eleitos, que nesta Freguesia voltou a ser conquistada pelo PS e presidida por Francisco Trindade Figueira, António Maria V. Carvalho e António Raimundo Claro.

No final da cerimonia o Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros Francisco Figueira, depois de pedir desculpa pelo atraso, agradeceu a presença de todos os que se quiseram associar a esta cerimónia, lamentando ainda a falta de apoio do partido que representa, por não se terem dignado assistir a este acto em Mosteiros.

Deixamos algumas fotos destas cerimónias de tomada de posse.




















































































quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Registos de um passeio de Outono pela raia

Numa destas manhãs atípicas de Outono com a temperatura a rondar os 28 graus, aproveitando os dias de férias que não pude usufruir durante o Verão decidi dar uma volta pela raia Hispano/Lusa, entrei pela Codosera e sai por Galegos, passando Jola, La Aceña de La Borrega e Alcorneo por um caminho rural de traçado sinuoso, que no seu todo ainda não está concluído pude aceder a um espaço virgem com paisagens deslumbrantes antes inacessíveis ao viajante.

Por uma região de lugares insólitos onde se fala uma variante de português e castelhano, esgotei o meu XD Picture Card de 500 MB, registando as belezas naturais deste espaço natural.
Em Jola no Bar Asador retemperei forças com um excelente almoço “caldereta de cordero” uma das melhores especialidades da cozinha extremeña.
Já ao fim da tarde do alto do "Garitón de La Cruz de Las Chimeneas", pude observar os “Buitres”,(Gyps fulvus), e alguns abutres negros que regressavam aos seus imponentes dormitórios situados no alto dos rochedos.

Deixo algumas imagens e a sugestão de um passeio por este paraíso natural situado a escassos quilómetros de Arronches.












































































terça-feira, 27 de outubro de 2009

Semanário Alto Alentejo – Destaques da última edição

Na edição de amanhã dia 28 de Outubro do semanário Alto Alentejo, na rubrica “Discurso Directo”, Arronches volta a estar em destaque com uma entrevista à futura Presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, eleita nas listas do PSD das últimas eleições autárquicas e que vai tomar posse no próximo dia 30 de Outubro.



Jornal Notícias de Arronches - Destaques da última edição

O Destaque da edição nº 81 de Outubro de 2009 do jornal Notícias de Arronches vai para as recentes eleições Autárquicas em Arronches, assim como a primeira grande entrevista à nova presidente de Câmara eleita pelo PSD.

O Notícias destaca ainda nesta edição a vitória de Miguel Rasquinho eleito pelo PS novo presidente da Câmara Municipal de Monforte.

Na contra-capa o destaque vai a Festa no Convento de Nossa Senhora da Luz, com modelos profissionais, muita música e o “jet-set” local e regional, passearam-se pelos claustros deste histórico monumento que abriu as suas portas para receber esta festa, onde podemos ver entre outros famosos os modelos Cláudia Vieira e Pedro Teixeira ou a actriz Isabel Abreu e o realizador Tiago Guedes.

Estas e outras notícias podem ser lidas na edição impressa.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Elvas - Museu Militar inaugurado na próxima 5.ª feira

O Museu Militar de Elvas vai ser inaugurado na próxima quinta-feira, 29 de Outubro de 2009, nas instalações do antigo Regimento de Infantaria n.º 8 da cidade.
O conjunto de cerimónias tem início marcado para as 15 horas e inclui sessão solene, descerramento de uma placa comemorativa e visita às colecções expostas.

A inauguração do Museu Militar de Elvas será presidida pelo Chefe do Estado Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho.

O resultado do trabalho que já vinha sendo efectuado à algum tempo para a instalação deste futuro Museu foi dado a conhecer no passado feriado municipal de 14 de Janeiro altura em que foi feita a primeira apresentação oficial e pública do Museu Militar de Elvas, que aqui começou a nascer no espaço do antigo Convento de S. Domingos e do recém desactivado Regimento de Infantaria n.º 8.

Peças de artilharia e uma exposição sobre as fortificações militares do Alentejo constituíram o primeiro cartão de visita deste espaço museológico da cidade de Elvas.
Fontes:
-Estado Maior do Exército
-Rádio Elvs

domingo, 25 de outubro de 2009

Distrital da Associação de Futebol de Portalegre resultados das equipas de Arronches na 6ª. Jornada

Na 6ª. Jornada da Serie A do Campeonato Distrital de Seniores as equipas de Arronches obtiveram os seguintes resultados:

Arronches e Benfica 0 – Esperança 3

Mosteirense 0 – Campomaiorense 4


Classificação:

1 Campomaiorense 18 pontos; 2 "O Elvas" 12; 3 Esperança 9; 4 Santa Eulália 9; 5 Degoladense 3; 6 Arronches e Benfica 3 e 7 Mosteirense 0 pontos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Arronches - Requalificação do Jardim do Fosso

O Jardim do Fosso que apresentava a zona relvada em muito mau estado tem vindo nos últimos dias a beneficiar de obras de conservação.
Situado no coração do núcleo urbano de Arronches este jovem jardim possui todas as condições para se tornar num espaço rico em diferentes espécies arbustivas, tal não tem acontecido, sendo o jardim apenas um espaço relvado não existe uma única roseira.

Verificando-se ainda que o estado fitossanitário das árvores aqui existentes não é o melhor, apresentando as mesmas graves lesões no tronco provocadas em parte pelas máquinas corta relva.
Muitas destas árvores para além de não serem as espécies mais adequadas a este espaço, são também as menos aconselháveis, isto por não tolerarem muito bem o frio no Inverno ou o calor excessivo dos meses de Verão, ou ainda por serem demasiado exigentes em regas, levando ao consumo de uma grande quantidade de água.
Faltam neste jardim árvores de sombra e de folha persistente tais como as palmeiras, para que no Inverno não falte o verde, assim como flores que possam tornar mais alegre e colorido este espaço público.

Convém também lembrar que estamos no Outono e em breve assistiremos, um pouco por todo o lado e Arronches não é excepção ao que alguns chamam de “poda” das árvores ornamentais, nos parques, jardins e arruamentos dos meios urbanos.
A esta “poda” temos que chamar “mutilação” pois não se trata de outra coisa.

Os seus autores são, frequentemente, trabalhadores municipais ou das juntas de freguesia, recrutados nos meios rurais, onde a “poda” é uma actividade cultural e técnica praticada nas árvores de fruto, mas inaceitável para as árvores ornamentais.
As árvores ornamentais quando “mutiladas”, perdem “reservas”, ficam com feridas, sujeitas a infecções afectando, inclusivamente, as suas raízes.

O recurso à “poda” só deve ser aceitável para correcções da ramagem ou de levantamento de copas, para permitir a circulação de pessoas ou viaturas e quando necessárias, que ocorram em período de repouso vegetativo.

Outro dos problemas que tem afectado o jardim do fosso tem sido os sucessivos actos de vandalismo com a destruição de plantas e mobiliário urbano, como aconteceu ainda recentemente com a destruição do sistema de iluminação da muralha, urge acabar com a impunidade para estes actos de pura selvajaria praticados a coberto da noite.

Um jardim é em temos genéricos uma estrutura física criada pelo homem com um determinado objectivo ou objectivos. Os elementos que o compõem diferem muito consoante o seu fim. No entanto há um que é omnipresente em todos eles: a vegetação; qualquer que seja, está sempre presente, sem ela o termo jardim não faria sentido. Outros elementos há que apesar de não serem comuns a todos os jardins estão relacionados com o tipo de espaço que é criado: a água, a esculturas, os caminhos, as pontes, a iluminação o mobiliário.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Salvaleón – XIII Feria de Muestras Transfronteriza

É já nos próximos dias 30, 31 de Outubro e 01 de Novembro que o Ayuntamiento de Salvaleón (Badajoz), volta a organizar a sua “Feira de Mostras Transfronteiriça”, em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches.

Deixamos a programa da feira, assim como a sugestão para vão conhecer Salvaleón e visitar a sua feira.


Clicar duas vezes na imagem para ampliar programa
Pincha en la imagen para ampliar
LINK - AMIGOS DEL PORRINO

Arronches - PSD em mega jantar-convívio

Decorreu hoje ao final da tarde o jantar convívio oferecido à população pela Comissão Concelhia do PSD de Arronches.

O convívio teve lugar no antigo campo de futebol junto aos multiusos o Celeiro, local onde foi instalada a animação musical e assada uma vitela no espeto.

Dezenas de pessoas compareceram a este convívio onde puderam confraternizar e participar na festa que se prolongou pela noite dentro, sendo a mesma animada pelo Grupo Musical "Sol Nascente" de Mosteiros.
Esta actividade teve origem nos recentes resultados obtidos nas Eleições Autárquicas pelo PSD que conquistou a Câmara Municipal com a lista encabeçada pela Eng.ª Fermelinda Carvalho.


Deixamos algumas imagens deste convívio com a população registadas pela objectiva do Arronches em Notícias















































quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arronches – PSD comemora com vitela grelhada

No seguimento das Eleições Autárquicas, a Comissão Política Concelhia do PSD-Arronches e candidatos da lista vencedora encabeçada pela Eng.ª Fermelinda Carvalho, vão levar a efeito um convívio para o qual convidam toda a população do Concelho de Arronches (freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros) a estar presente.

No decorrer deste jantar/convívio que vai ter lugar no próximo dia 23 de Outubro (Sexta-feira), a partir das 17h00, no antigo campo de futebol de Arronches, junto aos Celeiros, local onde será assada uma vitela no espeto.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grupo de Forcados Amadores de Arronches festeja final de temporada

Afim de comemorar a sua excelente temporada de 2009 em praças de Portugal e Espanha o Grupo de Forcados Amadores de Arronches vai reunir-se com sócios e amigos do grupo numa festa convívio que terá lugar dia 28 de Novembro de 2009.

O programa desta festa convívio tem início logo pelas 11h00 de dia 28 (Sábado), com um Treino do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, a ter lugar na Praça de Touros.

Na parte da tarde pelas 18h00 terá lugar na Igreja Matriz a Missa e Bênção dos Barretes.
Há noite no pavilhão multiusos o Celeiro terá lugar o jantar convívio com início previsto para as 20h00.
Para participar neste jantar poderá efectuar a sua inscrição junto da organização pelos telef. 96-9568018, 91-4145326 ou ainda pelo 96-9717559, o custo do jantar é apenas de 18 € para os sócios e 20 € para os não sócios. As marcações deverão ser efectuadas até ao próximo dia 23 de Novembro.

No decorrer do jantar será feita a recolha de bens alimentares destinada a famílias carenciadas do concelho de Arronches.
Esta festa convívio tem organização da “A. C. A” Amigos da Festa Brava – G. F. A. Arronches.

Fundado em 1999 o Grupo de Forcados Amadores de Arronches para além de promover Arronches junto de outras comunidades tem proporcionado momentos únicos e inesquecíveis aos aficionados da Festa Brava.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arronches - Anunciada beneficiação da Linha do Leste

Segundo notícias avançadas no último fim-de-semana de Setembro, a Refer prepara-se para reabilitar o troço entre Abrantes e Elvas, na Linha do Leste. Serão abrangidos 140 quilómetros, num investimento que ronda os 48 milhões de Euros.
Para a empresa que gere a rede ferroviária nacional as intervenções vão-se estender até 2013 e vão centrar-se na beneficiação generalizada da superestrutura de via, adequação dos layouts das estações, ajustando-os às necessidades do tráfego de mercadorias. Serão ainda levadas em conta aspectos relativos à segurança com a automatização e requalificação das passagens de nível.
As primeiras estações a ser intervencionadas serão as de Torre das Vargens, Portalegre e Santa Eulália, num programa de investimentos que tem em conta a importância da linha no tráfego de mercadorias com Espanha.Saliente-se que a Linha do Leste conta com carris antigos e travessas de madeira, o que não permite aos comboios circular a mais de 80 quilómetros / hora e, nalguns troços, nem podem ultrapassar os 40 quilómetros pela fragilidade da via não suportar os vagões mais pesados.Numa altura em que tanto se fala do TGV Lisboa - Badajoz assim como do novo eixo ferroviário que ligará Sines a Elvas, tal não impediu a Refer de apostar na renovação da Linha do Leste. Isto deve-se, sobretudo, a um grande acréscimo do tráfego de mercadorias que se tem registado nos últimos anos e que nem a crise actual limitou.Foi a 24 de Setembro de 1863 que o comboio chegou pela primeira vez a Elvas e à fronteira com Badajoz.
Fontes: REFER
Jornal Fonte Nova

Arronches - Tomada de posse do novo executivo camarário

O Centro Cultural de Arronches vai acolher no próximo dia 30 de Outubro pelas 19h00 a cerimónia de tomada de posse do novo executivo camarário saído das eleições autárquicas, ( presidente da Câmara e vereadores), bem como os elementos que vão compor a Assembleia Municipal.

Fazemos votos que o novo executivo e a Assembleia Municipal saibam honrar nos próximos 4 anos o bom-nome de Arronches, e que trabalhem em prol de um objectivo que deve ser comum a todos os arronchenses: uma Arronches cada vez mais próspera, mais desenvolvida e mais solidária.

Recorde-se que este é um dos municípios em que se regista mudança de cor política, passando agora a ser governado pelo PSD, que obteve a maioria absoluta nas últimas eleições autárquicas de 11 de Outubro. Recorde-se que a lista do PSD à Câmara Municipal conquistou 54,25% dos votos conferindo-lhe 3 mandatos, enquanto que o PS averbou 38,95% da votação, cabendo-lhe 2 mandatos no executivo autárquico.

domingo, 18 de outubro de 2009

Distrital da Associação de Futebol de Portalegre – Resultados das equipas de Arronches

Nesta 5ª. Jornada do Campeonato Distrital de Seniores as equipa de Arronches obtiveram os seguintes resultados:
O Sport Arronches e Benfica que esta tarde foi ao Estádio Capitão César Correia, jogar com o SC Campomaiorense a cabaria por perder por 12-0, com um Campomaiorense na sua melhor forma, perante isto o técnico do Arronches e Benfica João Lopes, pouco podia fazer com os elementos que dispõe, tendo em conta a debilidade do sector defensivo da sua equipa.
Como nota positiva deste jogo com tantos golos os jogadores de ambas as equipas souberam dignificar o espectáculo sem ser amostrado pelo árbitro Paulo Carrilho qualquer cartolina, quando assim é o trabalho da equipa de arbitragem foi positivo.

Resultado: SC Campomaiorense 12 – Sport Arronches e Benfica - 0

A equipa de Esperança que esta tarde jogou em casa teve melhor sorte tendo batido a equipa do Santa Eulália por 3 golos, não tendo o Santa Eulália conseguido meter qualquer bola na baliza da Esperança.

Resultado: Esperança 3 - Santa Eulália – 0

Quanto ao Mosteirense esta semana descansou.

Classificação:

1 Campomaiorense 15
2 O Elvas 12
3 Esperança 6 (-1 Jogo)
4 Sta. Eulália 6 (-1 Jogo)
5 Degoladense 3 (-1 Jogo)
6 Arronches Benfica 3 (-1 Jogo)
7 Mosteirense 0 (-1 Jogo)

Fonte: Rádio Elvas
Foto: C. Falcato

Portalegre - O grande mercado mensal atrai espanhóis

O Mercado Mensal de Portalegre habitualmente se realiza no denominado Campo da Feira tem lugar no 3º Domingo de cada mês.
Nos últimos tempos este Mercado vem atraindo milhares de espanhóis vindos da cidade de Badajoz e ainda de muitas outras localidades da província de Cáceres.

Nos dias de Mercado o trânsito na Estrada Nacional 246 de veículos de matrícula espanhola é intenso, chegando mesmo a formarem-se filas nos semáforos existentes em Arronches na zona da ponte de Santa Maria.
No Mercado Mensal de Portalegre os Espanhóis procuraram sobretudo roupa, sapatos e ainda outros artigos para o lar, assim como fruta, aqui vendida a preço mais acessível do que os praticados em Espanha.



Em conversa que mantivemos com um comerciante de fruta vindo da zona da Guarda, informou-nos que a maioria das caixas de 10 quilos de maçã reineta que comercializou a 5,00 Euros, foram compradas por clientes espanhóis, na ordem de centenas de caixas, tendo cerca das 14h30 esgotado a carga que transportou no seu camião.

Situado na saída de Portalegre para Arronches o Mercado Mensal de Portalegre começa a ter falta de espaço para receber os milhares de visitantes, sendo bastante difícil conseguir encontrar lugar disponível nos Parques de Estacionamento para deixar o carro, a solução passa por estacionar nas ruas dos bairros vizinhos ao Mercado ou ainda na fixa de rodagem da E.N. 246, facto que acaba por causar alguns problemas aos condutores que circulam na referida via.