terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arronches - Anunciada beneficiação da Linha do Leste

Segundo notícias avançadas no último fim-de-semana de Setembro, a Refer prepara-se para reabilitar o troço entre Abrantes e Elvas, na Linha do Leste. Serão abrangidos 140 quilómetros, num investimento que ronda os 48 milhões de Euros.
Para a empresa que gere a rede ferroviária nacional as intervenções vão-se estender até 2013 e vão centrar-se na beneficiação generalizada da superestrutura de via, adequação dos layouts das estações, ajustando-os às necessidades do tráfego de mercadorias. Serão ainda levadas em conta aspectos relativos à segurança com a automatização e requalificação das passagens de nível.
As primeiras estações a ser intervencionadas serão as de Torre das Vargens, Portalegre e Santa Eulália, num programa de investimentos que tem em conta a importância da linha no tráfego de mercadorias com Espanha.Saliente-se que a Linha do Leste conta com carris antigos e travessas de madeira, o que não permite aos comboios circular a mais de 80 quilómetros / hora e, nalguns troços, nem podem ultrapassar os 40 quilómetros pela fragilidade da via não suportar os vagões mais pesados.Numa altura em que tanto se fala do TGV Lisboa - Badajoz assim como do novo eixo ferroviário que ligará Sines a Elvas, tal não impediu a Refer de apostar na renovação da Linha do Leste. Isto deve-se, sobretudo, a um grande acréscimo do tráfego de mercadorias que se tem registado nos últimos anos e que nem a crise actual limitou.Foi a 24 de Setembro de 1863 que o comboio chegou pela primeira vez a Elvas e à fronteira com Badajoz.
Fontes: REFER
Jornal Fonte Nova

1 comentário: