quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Centro Educativo de Vila Fernando - Os dias do desespero

Partidos em guerra por causa do encerramento Centro Educativo de Vila Fernando, no concelho de Elvas.
Aproveitando a campanha eleitoral para as eleições Legislativas e Autárquicas os principais partidos políticos com responsabilidades no assunto acabaram por se envolver numa singular troca de galhardetes.

O resultado está à vista nestas fotos obtidas hoje junto da entrada do antigo Centro Educativo de Vila Fernando, é caso para dizer “Quem não tem telhado de vidro que atire a primeira pedra”


Um pouco mais sobre o Centro Educativo de Vila Fernando

No trabalho para o Diário de Notícias do jornalista Pedro Coimbra do Amaral, em: "O dia em que Vila Fernando fechou as portas".

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1000233















Fotos: Arronches em Notícias

Clicar 2 vezes sobre as fotos para ampliar

12 comentários:

  1. Sem dúvida é caso para se dizer todos diferentes todos iguais...
    Uma vergonha o que fizeram com a nossa terra, lá em Lisboa é que educam bem os miúdos!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei triste ao rever aqui nas fotos aquela a que chamava a minha escola abandonada.
    Filho de presidiário e mãe alcoólica cresci aos tombos nas ruas do bairro alto, aos 8 anos entrei no mundo do crime, felizmente acabei na colónia agrícola penal de Vila Fernando, ali cresci e me fizeram homem de bem aprendendo uma profissão que hoje me permite sustentar a minha família, passei em Vila Fernando bons e maus momentos, mas fico triste ao saber que ali onde cresci vai nascer uma prisão, Vila Fernando merecia algo melhor.

    Bruno - Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como te chamas , eu sou o Custodio se tu me conhcestes disme, ok, tchau

      Eliminar
  3. Á grande Bruno por teres passado por VILA FERNANDO não quer dizer que não sintas na pele aquilo que estes tontos de agora querem fazer deste país

    ResponderEliminar
  4. Deste estabelecimento judicial de internamento para menores, fica a memória e o seu Património: arquitectonico, documental e social das pessoas que o constituiram, do qual nos deu testemunho o Bruno.
    Deste espaço e de outros semelhantes, gostaria de partilhar convosco, que foi publicada este ano, a seguinte obra:
    Arquitectura de Serviços Públicos em Portugal: Os Internatos na Justiça de Menores 1871-1978, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Direcção Geral de Reinserção Social, Lisboa, 2009.
    É um estudo de grande valor histórico, que retem a vivência de quem por lá passou. Porque o hoje dá lugar à História da vida quotidiana e à memória da vida dos Homens.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos, eu estive en villa Fernando de 79 a 81, eu sou o Custodio para aqueles que se lembram de mim, eu vinha de Sao Bernardino, eu gostava de encontrar colégas desse tempo, espéro receber de novidades vossans. Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Eu sou CUSTODIO, estive en vila Fernando de 1979 a 1981,vinha de chegar de Sao Bernardino. Fiz un stagio de sarralheiro, tenho muitas recordaçoes deste sitio, eu gostava de contactar com os meus camaradas desse tempo querido. Hoje estou en França a 27 anos, e tanho tantas recordaçoes do meu Pais. Até bréve meus amigos Portuguêses, et boa sorte.

    ResponderEliminar
  7. Oi pessoal eu estive em vila Fernando em 78 . e com orgulho que o digo fui para lá delincuente passados quatro anos sai homem pra vida IRVF 1978////63////Coelho belos tempos.

    ResponderEliminar
  8. O Coelho, eu acho que te conheço, toma o meu Email: emmanuelcustod@hotmail.fr eu estou em França, chama-me ai, ok ?

    ResponderEliminar
  9. Eu sou o Custodio. O Coelho, eu acho que te conhêço, lembras-te do Baguinho, do Madeirensse, et outros? voute dar o meu Emeil: emmanuelcustod@hotmail.fr chama ai, ok ?

    ResponderEliminar
  10. Eu era um aluno de vila Fernando dos anos 88 ; 93 uma coisa assim

    Ass: Jorge Godinho

    ResponderEliminar
  11. Fui aluno 3seccao n9 ano89,90,91,92 tirei a profissão de padeiro acid,agora como eu faço para pedir o certificado habitações da teleescola..alguém me poderia ajudar,obrigado

    ResponderEliminar