sábado, 24 de outubro de 2009

Arronches - Requalificação do Jardim do Fosso

O Jardim do Fosso que apresentava a zona relvada em muito mau estado tem vindo nos últimos dias a beneficiar de obras de conservação.
Situado no coração do núcleo urbano de Arronches este jovem jardim possui todas as condições para se tornar num espaço rico em diferentes espécies arbustivas, tal não tem acontecido, sendo o jardim apenas um espaço relvado não existe uma única roseira.

Verificando-se ainda que o estado fitossanitário das árvores aqui existentes não é o melhor, apresentando as mesmas graves lesões no tronco provocadas em parte pelas máquinas corta relva.
Muitas destas árvores para além de não serem as espécies mais adequadas a este espaço, são também as menos aconselháveis, isto por não tolerarem muito bem o frio no Inverno ou o calor excessivo dos meses de Verão, ou ainda por serem demasiado exigentes em regas, levando ao consumo de uma grande quantidade de água.
Faltam neste jardim árvores de sombra e de folha persistente tais como as palmeiras, para que no Inverno não falte o verde, assim como flores que possam tornar mais alegre e colorido este espaço público.

Convém também lembrar que estamos no Outono e em breve assistiremos, um pouco por todo o lado e Arronches não é excepção ao que alguns chamam de “poda” das árvores ornamentais, nos parques, jardins e arruamentos dos meios urbanos.
A esta “poda” temos que chamar “mutilação” pois não se trata de outra coisa.

Os seus autores são, frequentemente, trabalhadores municipais ou das juntas de freguesia, recrutados nos meios rurais, onde a “poda” é uma actividade cultural e técnica praticada nas árvores de fruto, mas inaceitável para as árvores ornamentais.
As árvores ornamentais quando “mutiladas”, perdem “reservas”, ficam com feridas, sujeitas a infecções afectando, inclusivamente, as suas raízes.

O recurso à “poda” só deve ser aceitável para correcções da ramagem ou de levantamento de copas, para permitir a circulação de pessoas ou viaturas e quando necessárias, que ocorram em período de repouso vegetativo.

Outro dos problemas que tem afectado o jardim do fosso tem sido os sucessivos actos de vandalismo com a destruição de plantas e mobiliário urbano, como aconteceu ainda recentemente com a destruição do sistema de iluminação da muralha, urge acabar com a impunidade para estes actos de pura selvajaria praticados a coberto da noite.

Um jardim é em temos genéricos uma estrutura física criada pelo homem com um determinado objectivo ou objectivos. Os elementos que o compõem diferem muito consoante o seu fim. No entanto há um que é omnipresente em todos eles: a vegetação; qualquer que seja, está sempre presente, sem ela o termo jardim não faria sentido. Outros elementos há que apesar de não serem comuns a todos os jardins estão relacionados com o tipo de espaço que é criado: a água, a esculturas, os caminhos, as pontes, a iluminação o mobiliário.

8 comentários:

  1. Sem dúvida um espaço muito mal aproveitado, maspior ainda é a cascata e o espelho de água, julgo que nunca funcionaram!

    ResponderEliminar
  2. Agora já percebo o porquê das árvores se apresentarem tão raquíticas

    ResponderEliminar
  3. O Povo costuma dizer, vale mais tarde que nunca, de qualquer forma não entendo como se deixou arrastar tanto tempo aquilo que se via a olho nú, que não servia para ninguém.
    Não interessa a qualidade das àrvores, a cascata que não funciona, ou os bancos com meias costas, é preciso é que seja feito e bem feito, e também não interessa quem começa a obra e quem a acaba. É urgente que seja feita.
    P'RA FRENTE ARRONCHES.jg

    ResponderEliminar
  4. Em Arronches jardins com flores apenas existiram no tempo do Miguel Lagarto, veja-se a maldade que fizeram ao jardim do Rossio e do largo da Cadeia que em tempos foram espaços agradáveis e bastante frequentados.

    ResponderEliminar
  5. Tem razão quando refere o problema da poda o pior exemplo desta prática executada por quem não percebe nada de árvores pode ser encontrado com regularidade no Passeio de Maio em Arronches e no Largo da igreja da freguesia de Esperança, depois da poda as árvores ficam com pouco mais que o tronco, uma vergonha...

    ResponderEliminar
  6. Nota:

    Voltamos a informar que Comentários com ataques pessoais, falsos testemunhos ou simples boatos não têm cabimento neste fórum.
    Informamos também que não publicamos comentários com cópias de anúncios do Diário da República.

    A Gerência

    ResponderEliminar
  7. Como Arronchense fiquei triste com o que fizeram com o Jardins "mais antigos" da vila.
    Se bem que ,não sou defensora de jardins tipo "ingleses" só de ornamentação, penso que os jardins devem existir para serem usados pela população.
    O Jardim do Fosso pela sua localização e extensão tem tudo para ser um dos espaços mais emblemáticos de lazer da população. Pena que o executivo camarário ter deixado chegar a relva ao estado em que ficou, só se lembrando dela a poucos dias de cessar funções. Pede-se tambem mais atenção aos actos de vandalismo que não podem ficar impunes. Se bem que a nossa região é frequentemente fustigada por situações de seca, certamente se conseguirá arranjar uma boa situação de compromisso para o jardim.

    ResponderEliminar
  8. Embora não vivendo em Arronches, mas passando alguns períodos na nossa terra, ao
    longo de cada ano, principalmente de verão, aproveito para felicitar o autor do texto sobre a maneira como o Jardim está de facto mal tratado, estou de acordo com alguns comentários e aproveito para lembrar que os arruamentos do referido jardim devem ser alterados com outro tipo de piso que não obriguem os seus visitantes a andar por cima da relva. Isac Félix

    ResponderEliminar