sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Arronches – Memórias Republicanas 1910-2012


Pela primeira vez desde 1910, as comemorações oficiais do 5 de Outubro não foram realizadas na Praça do Município em Lisboa, por motivos de segurança.

Com o 5 de Outubro a ser comemorado pela última vez em dia feriado e em local mais resguardado longe das massas populares, a cerimónia começou torta com o hastear da bandeira pelo Presidente da República, que deu início às comemorações a ficar marcado pelo hastear da bandeira nacional com o escudo ao contrário e duas mulheres a interromperem o discurso de Cavaco Silva, para protestarem pela situação de necessidade em que vivem, uma gritando e outra, uma cantora lírica a interpretar o "Firmeza", de Fernando Lopes Graça.
Os protestos fizeram-se ouvir, apesar de as comemorações do 5 de outubro decorrerem, este ano, à porta fechada.

Em Arronches longe vão os tempos em que os Republicanos locais transformavam a Praça da República num dia de festa, à excepção de 2010, ano em que a autarquia comemorou o Centenário da "Implantação da República".

A 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia e durante algumas horas os ideais republicanos tomaram conta da cidade.
A reacção monárquica não se fez esperar e actuou com grande brutalidade.
A 1 de Fevereiro de 1908,no Terreiro do Paço em Lisboa, são assassinados o rei D. Carlos e o Príncipe herdeiro.

A revolução estava em marcha. Lisboa era então um vulcão revolucionário.
A 5 de Outubro de 1910 a Republica é proclamada em todo o país.

O concelho de Arronches  viveu esse dia com grande entusiasmo ou não fosse este concelho, no dizer de Teófilo Júnior, "um baluarte glorioso e formidável do republicanismo alentejano"!(1)
"... Na manhã do dia 5 começou a afluir ao Centro Republicano grande quantidade de povo que aclamava febrilmente a República e os seus maiores vultos. Pouco depois saía do centro a filarmónica acompanhada de povo que já era em número considerável, à frente do qual marchavam os membros da comissão municipal republicana empunhando bandeiras.
Dirigiu-se o cortejo aos paços do concelho, onde foi içada, numa das janelas a primeira bandeira da República.
... De uma das janelas da câmara falaram entusiasticamente os académicos Barradas Tenório e Teófilo Júnior e o operário José Lopes, os quais receberam do povo grandes manifestações de simpatia."(2)


O Centro Republicano Arronchense é uma Associação recreativa e desportiva, fundada em 1902, que durante décadas foi centro da afirmação republicana e um espaço de cultura e resistência à ditadura.

Atualmente o Centro Republicano Arronchense, privado das suas antigas instalações na Rua 5 de Outubro, apenas mantém ativa a sua secção de Pesca Desportiva, esperando-se para breve a sua reabertura nas novas instalações situadas na Rua do Ronquilho, no Centro Histórico de Arronches.

Bibliografia

 (1) in Ventura, António, Teófilo Júnior - Vida e Obra.
(2) Idem
Foto - Praça da Republica (Arq. E.Moitas)




Sem comentários:

Enviar um comentário