quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Alentejanos ilustres - Beja e Mértola Homenageiam o Bandeirante António Raposo Tavares

Beja, recebe esta sexta-feira dia 5 de outubro, e Mértola, no sábado, na localidade de S. Miguel dos Pinheiros, uma homenagem ao Bandeirante António Raposo Tavares. A existência de um património comum levou a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja a unirem esforços com os municípios de Mértola e Beja e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo para uma evocação do bandeirante.

“Os laços entre o Alentejo e o Brasil são antigos, remontando aos primórdios da expansão portuguesa na América e além da figura tutelar de António Raposo Tavares, hoje lembrada numa das principais praças de Beja, existe entre nós um significativo legado luso-brasileiro, de «torna-viagem», que merece ser conhecido. Não podem ser esquecidos, igualmente, os alentejanos que fizeram carreira no Brasil, nos séculos XVII, XVIII e XIX. O Alentejo conserva igrejas, mansões, pinturas, móveis, jóias e outros valores culturais que reflectem curiosos aspectos desta relação recíproca, sem esquecer os seus reflexos na língua, na culinária e nas tradições populares de ambos os países. E, hoje, muitos cidadãos do Brasil trabalham e vivem na região, promovendo o seu desenvolvimento. Aspectos que estão na origem desta justa homenagem”, nas palavras de José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, uma das entidades envolvida nesta iniciativa:

No primeiro dia, em Beja, pelas 12h00, terá lugar uma homenagem, com a presença do Regimento de Infantaria 3, junto à estátua de Raposo Tavares. Dia 6, às 10h00, no Cine-Teatro Marques Duque, em Mértola, realizar-se-á o seminário “A Formação Territorial do Brasil – O Contributo de António Raposo Tavares”, com a colaboração de investigadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Portuguesa da História. Da parte da tarde, às 16h00, far-se-á um percurso até São Miguel do Pinheiro, a que se associa a comunidade local, com a inauguração de uma placa na igreja onde o bandeirante nasceu e foi baptizado.



Sem comentários:

Enviar um comentário