sábado, 9 de maio de 2009

Arronches – Confraria Gastronómica do Norte Alentejano com Acto de Entronização

A Confraria Gastronómica do Norte Alentejano levou hoje a efeito o seu VII Acto de Entronização, que decorreu no Centro Cultural de Arronches.

O programa iniciou-se logo pelas 9:30 horas com o Conselho de Mestres que teve lugar na Biblioteca Municipal de Arronches.
Pelas 12:00 h. teve lugar a VII Cerimónia de Entronização, seguida intervalo musical com a cantora Lírica Manuela Godinho.
Pelas 12:30 h. decorreu a Palestra “Os Cristãos Novos e a Gastronomia do Norte Alentejano”, com Carolino Tapadejo (Ex-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, estudioso da gastronomia do Norte Alentejano).
Ás 13:00 h. teve lugar o Desfile das Confrarias seguido de almoço no “Celeiro” em Arronches, servido pelo chefe José Júlio Vintém do Restaurante “Tomba Lobos”.
Já ao fim da tarde cerca das 17:00 horas, velhos e novos Confrades foram visitar a Adega Reynolds e participar numa Prova de Vinhos no Monte da Figueira de Cima.

O VII Acto de Entronização foi encerrado no Monte da Figueira com os responsáveis pela Confraria Gastronómica do Norte Alentejano, a agradecer o apoio prestado a este evento por parte da Câmara Municipal de Arronches e da Adega Arronchense Gloria Reynolds.

São objectivos desta Confraria que brevemente vai ficar sedeada em Arronches, mais propriamente nas antigas instalações da Cantina Escolar, são os seguintes:

- A divulgação da gastronomia como factor fundamental de difusão dos produtos típicos do Norte Alentejano nas suas vertentes histórica, cultural, económica e social;

- A salvaguarda e promoção dos produtos e da cozinha tradicionais do Norte Alentejano;

- A defesa da fauna e da flora silvestres tradicionalmente utilizadas na alimentação no Norte Alentejano;

6 comentários:

  1. É com enorme prazer que vejo as nossas tradições, os nossos costumes a serem preservados, valorizados e dados a conhecer...
    Arrocnhes e Arronchenches estão de parabens por receberem e acolherem tão nobre iniciativa e poder ontar com a sede no nosso concelho.
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Haja paciência… era mesmo o que mais falta fazia em Arronches

    ResponderEliminar
  4. Festas e jantaradas e não te lembres de mais nada.

    ResponderEliminar
  5. São tão poucas as coisas que dão nome à terra...que sejam jantaradas, mas o que importa é que Arronches seja um concelho que não se deixe cair no esquecimento...
    No caso do anonimo anterior, se não gosta que venham pessoas de fora para Arronches "fazer jantaradas", pode começar a enriquecer Arronches com ideias que possam valer a pena...é um desafio...

    ResponderEliminar
  6. Muitas coisas dão nome ao conselho e enriquecem -no,desde que haja uma boa aposta em quem consiga convenser empresários a apostar no conselho, para os jovens terem trabalho,e dinheiro para dar vida ao conselho,se cairmos na asneira de só darmos valor aos costumes e tradições qualquer dia estamos a ver passar os turistas e de bolsos vasios.

    ResponderEliminar