O Professor Martinó Coutinho esteve recentemente de visita à cidade de Portalegre RN – Brasil, cidade fundada pelo seu ascendente o Juiz, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
O objectivo desta sua viagem ao Brasil foi uma visita a familiares em Brasília, e não poderia perder a oportunidade de visitar a Portalegre do Brasil.
O objectivo desta sua viagem ao Brasil foi uma visita a familiares em Brasília, e não poderia perder a oportunidade de visitar a Portalegre do Brasil.
O Prof. Martinó permaneceu em Portalegre de 09 a 12 de Maio, segundo ele a sua “agenda” foi cumprida, pois queira visitar atractivos históricos e turísticos “o que seria muito difícil de realizar integrado num grupo”, comentou o professor.
No decorrer da sua estadia em Portalegre, algo atribulada pelas fortes chuvas que se registaram na região, pode ainda participar em diversas actividade e eventos tais como uma entrevista na Rádio FM 104,9 (de Portalegre). Promoveu ainda palestras nas Escolas E. E. Margarida de Freitas (aberta à comunidade) e na E. Mul. Filomena Sampaio de Souza (Escola esta que mantém intercâmbio com a E. Básica José Régio de Portalegre - Portugal); visitou também as Escolas da Zona Rural (Manoel Joaquim de Sá, Elvira Gomes de Moura e Alfredo Silvério). Participando, juntamente com Prefeito e Secretários, do evento promovido pela SEMTHAS alusivo ao dia das mães.
Foi recebido na Câmara Municipal de Portalegre pelo seu Presidente, Vereador Ecimar Pereira Carlos e pelo Vereador Adalberto Rêgo.
Visitou, ainda, as instalações da Prefeitura Municipal e Secretarias.
Participou, em Martins, juntamente com Prefeito (Euclides) e Secretários, no encontro onde foi instalado o Conselho do Pólo Serrano de Turismo, e onde encontrou o seu “velho amigo Júnior Marcelino”, diz o professor.
Em Natal o Prof. Martinó ministrou uma palestra no Curso de Letras da Universidade Potiguar-UNP, tendo sido recebido pela Directora do Curso e Docentes, um momento bastante enriquecedor para os académicos. No decorre desta actividade esteve presente o Vereador José Augusto Rêgo e o Prof. Borba (que trabalhou na UFRN). Manteve Também contacto com a Profa. Dra. Fátima Martins Lopes (UFRN), que na sua Tese muito pesquisou a respeito do Juiz Miguel Carlos, pentavô (Quinto avô) do professor.
O Prof. António Martinó elaborou um rico acervo em Dvd’s e Cd’s, que obviamente será reproduzido e enviado às Instituições do município de Portalegre RN, pois esse é o seu desejo, partilhando assim, as informações contidas em tal acervo.
Ainda no decorrer desta sua visita ao Departamento de História da UFRN o professor Martinó Coutinho foi convidado para as comemorações dos 250 anos do município de Portalegre no Brasil, que vão decorrer em 2011.
O Município Brasileiro de Portalegre está situado no Alto Oeste, na chamada Tromba do Elefante, porção central da Micro região Serrana do Estado do Rio Grande do Norte, a uma distância da Capital de 350 km por via rodoviária, através da BR-405 (Pau dos Ferros – Mossoró) e da BR-304 (Mossoró – Natal).
Fonte: Notícias do RN e Rádio FM 104,9
Foto- Serra – Renato
Um agradecimento especial ao Lidador pela importante informação, o nosso reconhecido obrigado.
ResponderEliminarOi , moro em Natal mas sou de portalegre-rn gostei da informação e parabenizo pelo seu trabalho no blog
ResponderEliminarValéria
Curioso a igreja parece ter torres de cenário!
ResponderEliminarEsperamos que o jornal Fonte Nova ou que sabe o jornal do Isaac voltem a organizar mais uma viagem á Portalegre do Brasil.
Por problemas familiares fiquei impedido de conhecer essa cidade aquando da tal viagem do Fonte Nova.
Um portalegrense de Portugal
Desconhecia esta nova visita da professor Martinó a Portalegre do Brasil, muito estranho os três jornais da nossa cidade terem ignorado esta viagem, nem uma palavra!!!
ResponderEliminarLeio os textos de Martinó Coutinho. Sou da UBE/RN e ele mandou um elogio a um texto meu, publicado no site da UBE, sobre a etimologia do nome de Arez/RN, cidade potiguar também nomeada pelo ancestral de Martinó, o juiz Pina de Castelo Branco. Será que alguém aí em Portalegre, amigo do escritor, poderia me fazer a gentileza de mandar o e-mail dele? Martinó. Fiz um texto agradecendo a ele e falando de algumas coisas sobre o texto que me mandou sobre seu ancestral juiz, pela via da UBE. Não tenho como me comunicar com ele. Agradeço antecipadamente. André Sales, Arez/RN (avssales@bol.com.br)
ResponderEliminar