domingo, 24 de maio de 2009

Prof. António Martinó Coutinho foi convidado para as comemorações dos 250 anos do Município de Portalegre RN/Brasil

O Professor Martinó Coutinho esteve recentemente de visita à cidade de Portalegre RN – Brasil, cidade fundada pelo seu ascendente o Juiz, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
O objectivo desta sua viagem ao Brasil foi uma visita a familiares em Brasília, e não poderia perder a oportunidade de visitar a Portalegre do Brasil.

O Prof. Martinó permaneceu em Portalegre de 09 a 12 de Maio, segundo ele a sua “agenda” foi cumprida, pois queira visitar atractivos históricos e turísticos “o que seria muito difícil de realizar integrado num grupo”, comentou o professor.

No decorrer da sua estadia em Portalegre, algo atribulada pelas fortes chuvas que se registaram na região, pode ainda participar em diversas actividade e eventos tais como uma entrevista na Rádio FM 104,9 (de Portalegre). Promoveu ainda palestras nas Escolas E. E. Margarida de Freitas (aberta à comunidade) e na E. Mul. Filomena Sampaio de Souza (Escola esta que mantém intercâmbio com a E. Básica José Régio de Portalegre - Portugal); visitou também as Escolas da Zona Rural (Manoel Joaquim de Sá, Elvira Gomes de Moura e Alfredo Silvério). Participando, juntamente com Prefeito e Secretários, do evento promovido pela SEMTHAS alusivo ao dia das mães.

Foi recebido na Câmara Municipal de Portalegre pelo seu Presidente, Vereador Ecimar Pereira Carlos e pelo Vereador Adalberto Rêgo.
Visitou, ainda, as instalações da Prefeitura Municipal e Secretarias.
Participou, em Martins, juntamente com Prefeito (Euclides) e Secretários, no encontro onde foi instalado o Conselho do Pólo Serrano de Turismo, e onde encontrou o seu “velho amigo Júnior Marcelino”, diz o professor.


Em Natal o Prof. Martinó ministrou uma palestra no Curso de Letras da Universidade Potiguar-UNP, tendo sido recebido pela Directora do Curso e Docentes, um momento bastante enriquecedor para os académicos. No decorre desta actividade esteve presente o Vereador José Augusto Rêgo e o Prof. Borba (que trabalhou na UFRN). Manteve Também contacto com a Profa. Dra. Fátima Martins Lopes (UFRN), que na sua Tese muito pesquisou a respeito do Juiz Miguel Carlos, pentavô (Quinto avô) do professor.


O Prof. António Martinó elaborou um rico acervo em Dvd’s e Cd’s, que obviamente será reproduzido e enviado às Instituições do município de Portalegre RN, pois esse é o seu desejo, partilhando assim, as informações contidas em tal acervo.

Ainda no decorrer desta sua visita ao Departamento de História da UFRN o professor Martinó Coutinho foi convidado para as comemorações dos 250 anos do município de Portalegre no Brasil, que vão decorrer em 2011.

O Município Brasileiro de Portalegre está situado no Alto Oeste, na chamada Tromba do Elefante, porção central da Micro região Serrana do Estado do Rio Grande do Norte, a uma distância da Capital de 350 km por via rodoviária, através da BR-405 (Pau dos Ferros – Mossoró) e da BR-304 (Mossoró – Natal).

Fonte: Notícias do RN e Rádio FM 104,9
Foto- Serra – Renato

5 comentários:

  1. Um agradecimento especial ao Lidador pela importante informação, o nosso reconhecido obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Oi , moro em Natal mas sou de portalegre-rn gostei da informação e parabenizo pelo seu trabalho no blog
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. Curioso a igreja parece ter torres de cenário!
    Esperamos que o jornal Fonte Nova ou que sabe o jornal do Isaac voltem a organizar mais uma viagem á Portalegre do Brasil.
    Por problemas familiares fiquei impedido de conhecer essa cidade aquando da tal viagem do Fonte Nova.
    Um portalegrense de Portugal

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia esta nova visita da professor Martinó a Portalegre do Brasil, muito estranho os três jornais da nossa cidade terem ignorado esta viagem, nem uma palavra!!!

    ResponderEliminar
  5. Leio os textos de Martinó Coutinho. Sou da UBE/RN e ele mandou um elogio a um texto meu, publicado no site da UBE, sobre a etimologia do nome de Arez/RN, cidade potiguar também nomeada pelo ancestral de Martinó, o juiz Pina de Castelo Branco. Será que alguém aí em Portalegre, amigo do escritor, poderia me fazer a gentileza de mandar o e-mail dele? Martinó. Fiz um texto agradecendo a ele e falando de algumas coisas sobre o texto que me mandou sobre seu ancestral juiz, pela via da UBE. Não tenho como me comunicar com ele. Agradeço antecipadamente. André Sales, Arez/RN (avssales@bol.com.br)

    ResponderEliminar