terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Arronches – Um dia na Feira de Fevereiro…



Hoje dia 24 de Fevereiro em Arronches foi dia de feira, com o bom tempo a convidar a sair de casa foram muitos os arronchenses e forasteiros vindos inclusive da zona raina da vizinha Extremadura espanhola que visitaram a nossa feira.
Como habitual numa feira havia por lá venda um pouco de tudo, desde fruta, têxteis, plásticos, plantas ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

Mas o que me levou hoje a falar-vos sobre a nossa feira foi ter por lá encontrado à venda verdadeiras raridades, coisas que no passado foram comuns nas feiras do Alentejo mas que hoje tendem a desaparecer.
Encontrei por lá exposto à venda esta carroça alentejana que ilustra este texto, devidamente equipada com a respectiva mula, uma charrua, grade e demais equipamentos inerentes à lavoura.
Não faltaram interessados na carroça e animal, inclusive aqueles que lhe foram verificaram o estado da dentição do animal, não fosse a mula ter os dentes estragados ou ser demasiado velha.

Não faltaram na feira também os chocalheiros que no passado com os seus chocalhos fizeram as delícias de pastores, vaqueiros ou cabreiros, mas que hoje maioritariamente tem por clientes os coleccionadores destes objectos sonoros.

As principais feiras de Arronches são a 24 de Fevereiro, 24 de Maio, 24 de Agosto e 24 de Novembro.

2 comentários:

  1. Quantos anos tinha mula!!!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido dizer que a feira estava muito grande, coisa que não é normal nos últimos tempos. Os hipermercados estão próximos das populações e acabam por fornecer muitos dos produtos que antigamente se iam buscar a estes espaços de comércio ao ar livre, no entanto "ir à feira" sempre tem um gosto diferente, seja pelo dinamismo das pessoas, pelos pregões dos vendedores ou porque reencontramos pessoas amigas.
    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar