domingo, 8 de fevereiro de 2009

Arronches - Filme sobre Amália Rodrigues emocionou espectadores

A sala de cinema do Centro Cultural de Arronches foi pequena para acolher os muitos espectadores que no passado dia 07/02/2008 decidiram ir ver o filme, obrigando mesmo a organização a agendar uma segunda sessão na tarde de Domingo.
Amália – O Filme que em Arronches emocionou muitos espectadores’ foi visto por mais de 140 mil pessoas desde a estreia.
A longa-metragem de Carlos Coelho da Silva, com desempenho Sandra Belo, já foi vendida a 23 países.

Sinopse

"Amália" é uma história de amores e de glória, uma história dramática e de exaltação. Começa em Nova Iorque, 1984: Amália vai matar-se. A obsessão pela morte vem da adolescência, ela está doente, pensa que é agora. Abre as portas da varanda da sua suite, sobe um degrau do parapeito e olha para o abismo. E é nesse momento, debruçada sobre o abismo, que Amália revê uma vida de génio artístico, de sucesso planetário, mas também de frieza familiar, de desilusões amorosas, em que avulta uma paixão impossível, a relação controversa com a extrema melancolia do fado, que não ama por se aproximar demasiado das sombras da sua vida mas que faz vibrar como ninguém, dando ao filme os seus momentos mais espectaculares. De 1954 a 1984, são trinta anos em busca de um equilíbrio que escapa, de um amor que lhe foge, ao contrário do sucesso artístico, que a vai projectando como uma vedeta mundial. É esse o núcleo de "Amália", um filme onde se revelarão algumas das histórias secretas da fadista, ao mesmo tempo que se reconstituem os mais memoráveis momentos da sua carreira artística. Viver não lhe chegava. Cantando, chegou a todos.
Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (Lisboa, 23 de Julho ou 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.

É com satisfação que verificamos o interesse dos arronchenses pela programação cultural programada para este trimestre.

Deixamos uma sugestão para a próxima Agenda que tal o filme: Quem quer ser Bilionário, com realização de Danny Boyle.

1 comentário:

  1. Lá perdi esse grande filme e pelo lido no teu blog o espectáculo o Peso Certo Também.

    Fátima/Monforte

    ResponderEliminar