quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Valnor reforça recolha selectiva no Norte Alentejano





Embora em Esperança tarde a encaminhar as pilhas para reciclagem

Com o objectivo de promover a separação e a correcta deposição dos resíduos passíveis de reciclagem, a Valnor está a reforçar o número de ecopontos disponíveis na região do Norte Alentejano. Até ao momento foram distribuídos mil novos ecopontos, mas a empresa do Grupo Águas de Portugal quer chegar aos 1800 até ao ano de 2010, atingindo a taxa de um ecoponto para cada 100 habitantes.
Até aqui tudo bem só não se compreende uma situação que se verifica com certa regularidade em muitos dos ecopontos já existentes, onde os resíduos ali depositados pela população permanecem semanas sem serem recolhidos, com os contentores a transbordar e o recurso á utilização de sacos de plástico ou simplesmente a deixar os resíduos recicláveis junto dos ecopontos.
Como exemplo veja-se o caso da freguesia de Esperança – Arronches onde os pilhómetros já não comportam mais pilhas e como recurso a população utiliza saco de plástico, existindo o perigo das mesmas ficarem dispersas pela via publica ou ainda poderem servir de brincadeira a crianças.
As fotos aqui reproduzidas foram endereçadas a este blog por um leitor da freguesia de Esperança, que nos informou ter ainda contactado a Valnor por diversas vezes, informando da falta de capacidade dos pilhómetros da freguesia da Esperança para receberem mais pilhas, permanecendo os mesmos nesta situação à meses.

2 comentários:

  1. Talvez se tenham esquecido da localização dos ecopontos, ou então como a Esperança fica quase em Espanha que sejam os espanhóis a fazer a recolha.

    ResponderEliminar
  2. Se estivermos à espera dos espanhóis, ficamos mal,porque eles em La Codosera ainda não fazem recolha selectiva, o que faz com que muitos espanhóis venham depositar as embalagens aos ecopontos da Esperança...deve ser das poucas coisas em que vamos à frente dos espanhóis...
    Mas isto tambem deve servir para que as pessoas vejam aquilo que os espera quando a Valnor começar a fazer tambem a recolha do lixo, como parece que está previsto...vai por aí haver contentores cheios vários dias...

    ResponderEliminar