terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ermida do Rei Santo com importantes obras de recuperação



A Ermida do Rei Santo situa-se no cume da serra do Monte Novo, perto do lugar da Nave Fria, de pequeno porte serve unicamente para o culto, no dia da romaria do mesmo nome, que ali se realiza quinze dias após a Páscoa. Encontra-se virada a Sul. Tem uma só nave e um pequeno átrio de acesso, está completamente caiada de branco apresentando um simples altar de que sobressai o tecto de forma de abóbada.
Outrora bastante concorrida pelas gentes da raia luso/espanhola tem nos últimos anos vindo a perder visitantes devido á decadência da agricultura e aos excessos ali praticados por meia dúzia de dependes do álcool.
Por se encontrar bastante arruinado foi este monumento recentemente alvo de importantes obras de recuperação, numa parceria que envolveu a Câmara Municipal de Arronches, Junta de Freguesia de Esperança e Fábrica da Igreja Paroquial.
De fonte segura soube o Arronches em Notícias que decorrem negociações ente a Junta de Freguesia de Esperança e o proprietário do terreno envolvente, tendo em vista o alargamento do adro da ermida que em dias de romaria se torna pequeno para acolher os romeiros do Rei Santo.
O adro da Ermida do Rei Santo é dos melhores miradouros do concelho de Arronches, avistando-se dali paisagens deslumbrantes em terras de Espanha e Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário