quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sociedade de História da Independência de Portugal visitou Concelho de Arronches

Conhecer a fortaleza e muralhas, assim como pormenores arquitectónicos, curiosidades, lendas e as histórias da História do concelho de Arronches, foi uma iniciativa cultural promovida pela da Sociedade de História da Independência de Portugal, esta quinta feira dia 4 de abril.  
  
A iniciativa teve início na parte da manhã com uma visita guiada à Igreja Matriz de Nª. Sr.ª da Assunção, acompanhada pela prof. Maria dos Anjos, do grupo de voluntariado da Igreja.

Seguiu-se ainda na parte da manhã uma visita guiada ao Centro Histórico, com destaque para a Praça da República, exterior do edifício da Santa Casa da Misericórdia e antiga rua de Paço, Largo da Cadeia e zona da Fortaleza, para finalizar a manhã no Museu de (A) Brincar, local onde para além da importante colecção do museu os visitantes tiveram ainda oportunidade de apreciar a arquitectura de interior da Fortaleza de Arronches.

O período da tarde, depois de um almoço tipicamente alentejano no Hotel Rural de Santo António, a comitiva com mais de cinquenta pessoas foi até à freguesia de Esperança, para conhecer as Pinturas Rupestres da "Lapa dos Gaivões", localizada em Vale de Junco no Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Já ao final da tarde o passeio terminou com uma visita à barragem do Caia com início na zona das Garças no Baldio de Arronches e passagem pelo paredão da barragem.

Esta visita da Sociedade de História da Independência de Portugal ao concelho de Arronches, teve o apoio do Município e foi acompanhada por um técnico do Posto de Turismo.

De referir que a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, conhecida também pelo acrónimo SHIP, com sede e actividades no Palácio da Independência, é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública, que visa a defesa da identidade e da independência de Portugal, actuando essencialmente através das áreas da defesa e promoção da educação e da cultura patriótica portuguesa.

A instituição foi fundada com o nome de "Associação Nacional 1.º de Dezembro de 1640" que em 24 de Maio de 1861 indicou uma Comissão Central 1.º de Dezembro de 1640 com 40 simbólicos membros para a dirigir, qual os 40 Conjurados, tendo os seus primeiros estatutos aprovados por decreto do Ministério do Reino datado de 1 de Dezembro de 1869.

A partir de 1927 adoptou a actual designação, com a sigla SHIP, depois da aprovação de novos estatutos, os quais foram ratificados pelo Decreto n.º 15 827 de 9 de Agosto de 1928.





1 comentário:

  1. Parabéns ao nosso guia sr Moitas que nos acompanhou em todas as visitas que fizemos e nos forneceu todos os detalhes sobre cada uma delas. Muito obrigada por nos ter presenteado com este inesperado blog, sobre o grupo e a Sociedade a que pertencemos. Uma surpresa muito agradável. Um abraço, Antonieta Antunes.

    ResponderEliminar