domingo, 21 de abril de 2013

II Festival de Música Sacra de Arronches - A espiritualidade do Coro do Carmo de Beja

As mais de 50 pessoas presentes na Igreja de Nª Sra. da Luz em Arronches, na tarde de 20 de Abril, puderam assistir a um concerto Pascal de grande qualidade, a partir de um repertório que passou pelo canto gregoriano (Regina Caeli, laetare), e percorreu os séculos XVII, XVIII (com Haendel) e XIX (com Grell).

O concerto começou com duas versões, distantes no tempo, do tema Regina Caeli – a segunda, de Cererols, quase em alegro vivace –, embora mantivesse uma unidade melódica próxima das harmonizações da música popular religiosa. Mesmo os temas de Haendel (este traduzido para português) e de Grell, de uma suavidade contida e em cadência lenta e grave, não destoaram do repertório do compositor António Cartageno, autor, como é sabido, de inúmeras peças vocais e de duas Cantatas e uma Oratória. O excerto da Cantata “Nª Sra. da Conceição Padroeira de Portugal”, nas suas duas partes (uma primeira de tonalidade trágica reforçada pelo violino solo de André Fresco, a evocar a antífona, e uma segunda – Ave Maria – em cânone) foi um dos temas mais bem conseguidos pelo coro. Algumas entradas a destempo e ligeira sobreposição dos agudos femininos sobre as vozes do conjunto não destituíram este concerto de uma amplíssima mística ideada nas harmonizações e nas vozes a um tempo fortes e amenas.

 A regência discreta mas rigorosa do maestro Padre Cartageno confirmou a personalidade colorida e melancólica do estilo vocal do Coro do Carmo, também acompanhado nos registos baixos pelo organista João Cavaco. Uma nota interessante, a adaptação magnífica de um texto de Bento XVI, com harmonização de António Cartageno. Não são de estranhar o longo currículo do maestro e o longo historial do coro: Arronches entardeceu com música divina.

Este foi o momento para o Pároco Fernando Farinha apresentar o guia de visita da Igreja Matriz, um opúsculo de grande rigor documental da autoria de Maria Helena Reis (estudo e texto) e Emílio Moitas (fotografia).





Sem comentários:

Enviar um comentário