segunda-feira, 8 de abril de 2013

Concerto de Órgão - António Duarte – os dedos de Deus


O concerto inaugural do Ciclo de Concertos de Órgão – Música nas Igrejas, integrado no II Festival de Música Sacra de Arronches contou, no dia 7 de Abril, com as excelentes interpretações de António Duarte, organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, agora apresentando-se no órgão positivo da Igreja Matriz de Arronches. António Duarte escolheu, como explicou Rafael Reis, um repertório que se poderia dividir em dois conjuntos de quatro peças (os temas de autores do século XVII e os dos autores do século XVIII), começando por um exuberante e majestático tento de 6º Tom, de autor anónimo, resultado da combinação de registos dialogais em fuga; passou depois para a sonoridade recolhida de Bartolomeu de Olague, em cadência lenta e melancólica (com momentos de combinações melódicas quase dissonantes); interpretou Manuel Rodrigues Coelho num colorido tímbrico decorrente de uníssonos agudos em contínuo; e acabou com o registo leve mas claro (e quase místico), próximo do baixo contínuo, da obra anónima “6º Tom para o Levantar o Deus”. De seguida, o organista interpretou duas sonatas em lá maior de Carlos Seixas, com um contraste entre ambas muito acentuado (a primeira a usar dos tons agudos e a segunda, algo repetitiva, a apostar em sonoridades graves), ainda que o ritmo italianizante dos allegros não permitisse fazer esquecer Seixas. Já a acabar, ouviu-se a fuga lenta e entrelaçada de José da Madre de Deus, mantendo uma gravidade hierática que atingiu o apogeu quando a cadência, próxima do final, parece morrer e recupera pouco depois.

A finalizar, António Duarte presenteou o auditório da Igreja Matriz com mais um tema exuberante e surpreendente pela força contrastante dos volumes sonoros e dos coloridos tímbricos daí resultantes, obra de Soror da Piedade (Discurso de 1º Tom).

A Igreja Matriz, longe de estar cheia, contou ainda assim com um público significativo, tendo, no final, o Pároco Fernando Farinha agraciado o executante – de resto um músico de uma discrição e delicadeza exemplares –, acompanhado no reconhecimento pela Sra. Presidente do Município de Arronches.  



Sem comentários:

Enviar um comentário