quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arronches – Comemorações 39º aniversário do 25 de Abril

Arronches assinalou hoje o 39.º aniversário do 25 de Abril, que este ano decorreu de 24 a 27 de Abril. As comemorações iniciaram-se esta manhã cerca das 09h00 com uma Solta de Pombos promovida pelo Clube columbófilo Arronchense no antigo Campo de Futebol do Rossio.

Pelas 09h15 iniciou-se o Torneio da Malha, seguindo-se a cerimónia do Içar da Bandeira nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Alegretense.

Na parte da tarde pelas 15h00, vai decorrer Torneio de Futebol Sub 10/11, seguindo-se pelas 16h00 um Convívio de Poetas a ter lugar pelas 16h00 na Biblioteca Municipa.

À noite pelas 21h00, em Mosteiros terá lugar o I Torneio de Snooker a decorrer na Sede do Futebol Club Mosteirense.

As comemorações do 39.º aniversário do 25 de Abril terminam a 27 de abril, com a Revista à Portuguesa “Não há euros p’ra ninguém”, no auditório do Centro Cultural de Arronches.  

Revolução dos Cravos / 25 de Abril 1974

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.

O regime que vigorava em Portugal desde 1933, desgastado cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais.

O levantamento, usualmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Com a revolução de 25 de Abril de 1974, Portugal iniciou o caminho da liberdade e da democracia e abandonando a ideia do império com a libertação das colónias portuguesas em África.













Sem comentários:

Enviar um comentário