sábado, 20 de abril de 2013

Arronches – Segurança Social fechou Lar provisório da CAESA



Depois de um período de controvérsia iniciado a 19 de fevereiro de 2013, entre a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches, com a notificação para encerrar o espaço dentro de «vinte dias», o lar de idosos improvisado na Cooperativa Agrícola de Esperança e Arronches antiga (CAESA) foi encerrado este sábado dia 20 de abril, com os 23 utentes daquele espaço a serem distribuídos por diferentes instituições do distrito de Portalegre.

A notícia do encerramento foi confirmada à Rádio Portalegre pela provedora da Misericórdia de Arronches, Deolinda Pinto, que admitiu estar muito “abalada” com esta situação.

Uma situação que agitou as “águas em Arronches” motivando o desagrado dos utentes da CAESA e protestos dos familiares dada celeridade imposta na decisão, que acabaria por levar os idosos para longe de casa, aumentando dessa forma o contato com familiares.

Na origem desta decisão esteve a Segurança Social que notificou a Santa Casa da Misericórdia de Arronches para proceder ao encerramento do lar improvisado na CAESA, pelo facto daquela resposta social estar em atividade “sem que o funcionamento esteve-se devidamente autorizado através de acordos de cooperação ou autorização provisória de funcionamento”.

De acordo com um documento, ao qual a Rádio Portalegre teve acesso, as obras do lar da Misericórdia de Arronches, no edifício sede da instituição, estão concluídas, encontrando-se esgotada a sua capacidade física, com uma ocupação efetiva de 31 utentes, tendo sido verificada a continuidade de ocupação no lar improvisado na CAESA.

O lar improvisado na CAESA estava em funcionamento desde 2007, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Arronches e prestava apoio a 23 utentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário