segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Filomena Adega- Uma Arronchense de mérito


No âmbito do estudo do Cancro da mama investigadores da UTAD foram homenageados pela Sociedade Portuguesa de Senologia.

Dois grupos de investigadores da UTAD foram homenageados pela Sociedade Portuguesa de Senologia (estudo das doenças da mama da mulher) no dia 17 de novembro, no âmbito do estudo do cancro da mama. Esta homenagem decorreu no Porto, durante o Congresso Nacional de Senologia, onde estiveram presentes alguns dos nomes mais marcantes da actualidade na investigação em cancro da mama, nacionais e internacionais.

Um dos grupos é liderado pela Prof.ª Dra. Felisbina Queiroga (que inclui as Profs. Dras. Isabel Pires e Justina Prada e os alunos de doutoramento Teresa Raposo, Hugo Gregório e Maria Isabel Carvalho). Este grupo está integrado no Centro de Ciência Animal e Veterinária da UTAD (CECAV) e tem desenvolvido a sua investigação em estudos clínicos e de prognóstico em tumores espontâneos de mama de cadela, dando especial ênfase à pesquisa de novos alvos terapêuticos.

O outro grupo desenvolve a sua actividade de investigação no Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, Centro de Genómica e Biotecnologia da UTAD (cujo Director na UTAD é o Prof. Dr. Henrique Guedes-Pinto) e é liderado pela Prof.ª Dra. Raquel Chaves (que inclui a Doutora Filomena Adega, e os alunos de doutoramento Ana Luisa Borges, Cláudia Baptista, Daniela Perneta, Sandra Louzada, Sara Santos e Susana Meles). Este grupo tem desenvolvido estudos de genética usando tumores espontâneos de mama de gata e linhas celulares de cancro de mama de gata e rato.
Podendo os tumores de mama da cadela, gata e rato serem considerados modelos para o estudo do cancro de mama da mulher, os trabalhos científicos publicados pelas duas equipes foram considerados promissores no âmbito da medicina comparada. Nas palavras do Presidente da Sociedade (Prof. Dr. Carlos da Silva Lopes), não se tratou de premiar um investigador individual por um trabalho publicado, mas sim de homenagear grupos de investigação constituídos, sólidos, que evidenciem ter projectos sustentáveis e duráveis nesta área.

Fonte: UTAD - http://www.utad.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário