Uma Palestra subordinada ao tema “Factos da História de Arronches” e tendo como orador o Dr. Luís Bívar, que produziu uma excelente palestra, uma lição de história local que “guiou” o público presente desde os primórdios da nacionalidade até aos tempos difíceis que se vivem em Portugal.
Foi uma lição viva e bem documentada, sobre a história de Arronches com páginas gloriosas que preservaram a memória de ilustres arronchenses como Rui Gonçalves alcaide-mor da vila e fundador da albergaria de Arronches em 1363, ou Diogo Lopes de Sousa, do conselho del-rei e alcaide-mor da vila de Arronches.
Foi uma palestra seguida atentamente por uma vasta plateia integrada por membros do Instituto Duque de Loulé, autarcas de Arronches e convidados.
A cerimónia terminou com a distinção atribuída ao jovem poeta Ricardo Batista (com ligação familiar a Arronches) com prémio Duque de Loulé pelo seu trabalho, tendo este oportunidade de ler alguns dos seus poemas.
De referir que os membros do Instituto Duque de Loulé que durante o fim-de-semana permaneceram em Arronches foram acompanhados pelo Dr. Luís Bívar, tendo participado em cerimónias religiosas e visitado diversos monumentos do concelho.
De salientar que o Instituto Duque de Loulé (Centro de Estudos Históricos e Geográficos) tem promovido um leque diversificado de actividades académicas e culturais, que abrangem todas as áreas da sua intervenção conforme o seu objecto, visando a prossecução de seus fins cívico-culturais, como também de forma a contribuir para uma maior divulgação dessas áreas no público em geral, proporcionando uma melhor compreensão e sensibilização para essas matérias.
Sem comentários:
Enviar um comentário