domingo, 20 de novembro de 2011

Instituto Duque de Loulé promove palestra “Factos da História de Arronches"

Numa iniciativa do Instituto Duque de Loulé teve lugar no passado sábado, dia 19 de Novembro de 2011, no Centro de Educação Ambiental de Arronches uma palestra proferida pelo Dr. Luís Bivar, sobre os "Factos da História de Arronches".

Uma Palestra subordinada ao tema “Factos da História de Arronches” e tendo como orador o Dr. Luís Bívar, que produziu uma excelente palestra, uma lição de história local que “guiou” o público presente desde os primórdios da nacionalidade até aos tempos difíceis que se vivem em Portugal.

Foi uma lição viva e bem documentada, sobre a história de Arronches com páginas gloriosas que preservaram a memória de ilustres arronchenses como Rui Gonçalves alcaide-mor da vila e fundador da albergaria de Arronches em 1363, ou Diogo Lopes de Sousa, do conselho del-rei e alcaide-mor da vila de Arronches.
Foi uma palestra seguida atentamente por uma vasta plateia integrada por membros do Instituto Duque de Loulé, autarcas de Arronches e convidados.

A cerimónia terminou com a distinção atribuída ao jovem poeta Ricardo Batista (com ligação familiar a Arronches) com prémio Duque de Loulé pelo seu trabalho, tendo este oportunidade de ler alguns dos seus poemas.

De referir que os membros do Instituto Duque de Loulé que durante o fim-de-semana permaneceram em Arronches foram acompanhados pelo Dr. Luís Bívar, tendo participado em cerimónias religiosas e visitado diversos monumentos do concelho.

De salientar que o Instituto Duque de Loulé (Centro de Estudos Históricos e Geográficos) tem promovido um leque diversificado de actividades académicas e culturais, que abrangem todas as áreas da sua intervenção conforme o seu objecto, visando a prossecução de seus fins cívico-culturais, como também de forma a contribuir para uma maior divulgação dessas áreas no público em geral, proporcionando uma melhor compreensão e sensibilização para essas matérias.









































Sem comentários:

Enviar um comentário