terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arronches – Projecto Bio-Casa ajuda Bombeiros Voluntários

Bio-Casa é um projeto de recolha de óleos alimentares, porta a porta, com o objectivo de evitar que sejam evacuados no sistema de esgotos. Ao mesmo tempo, na defesa do meio ambiente.

Milhões de litros de óleos alimentares são, continuamente, evacuados no sistema de esgotos, aumentando o nível de poluição das águas. Foi a pensar nisso que a Fundação 1963 desenvolveu o Bio-Casa.

Trata-se de um projecto que consiste na recolha de óleos alimentares porta a porta e que prevê, simultaneamente, a criação de cerca de 2500 postos de trabalho. O projecto foi elaborado a pensar nos bombeiros voluntários do país.

O Bio-Casa pretende dar um contributo para um mundo melhor. Através da associação entre vários parceiros, a finalidade é proceder à recolha de óleos domésticos com o intuito de os aproveitar e reciclar. Desta forma, evita-se que sejam despejados em águas fluviais.

O projecto possibilita, por um lado, a protecção da limpeza das águas e, por outro, a reutilização de óleos domésticos. Já está implementado em em países da Europa.

Os objectivos são recolher, até ao final do ano, 50 por cento da quantidade de óleos vendidos nas superfícies comerciais, o que representa quase sete milhões de litros de óleo.

Será criada uma plataforma online para cada corporação de bombeiros, através da qual poderá ser feita a gestão logística da recolha de óleos (registo dos diários de campo com resultados de recolha, encomenda de plásticos, consulta das estatísticas de recolha, entre outros). O modelo desta plataforma pode ser visualizado em
http://www.biocasa.templarte.pt/.

Para mais informação poderá ainda contactar a Associação de Bombeiros Voluntários de Arronches.

Sem comentários:

Enviar um comentário