sábado, 5 de novembro de 2011

Arronches – lixo electrónico e falta de civismo

Apesar do serviço gratuito de recolha de Monos organizado pela Câmara Municipal de Arronches, talvez por falta de civismo ou ainda como se diz por cá “por se ser porco”, ainda há quem despeje o seu lixo ao lado do contentor ou pior ainda à beira da estrada, como podemos verificar com lixo informático depositado numa gare da estrada municipal na zona de Nave fria.

Será ignorância, desconhecem a existência de contentores, não conhecem o Serviço de Monos? Será que o comodismo é maior do que a vergonha? Ou a estratégia para um melhor Ambiente por diversas vezes promovida pela Câmara junto dos munícipes ainda não chegou a todas as pessoas? Talvez seja tudo isto misturado.

Aqui fica o registo para uma situação lamentável e o alerta para os perigos da poluição provocada apelo lixo electrónico (Computadores, Telemóveis ou televisores).

Os perigos do lixo tecnológico ou electrónico

Especialistas estimam que cerca de 1 bilhão de computadores, anualmente são depositados no lixo, esta situação tem origem no avanço da tecnologia com máquinas mais potentes e preços mais acessíveis.

Actualmente muitas pessoas pensam que os computadores são artigos descartáveis, mas depositar no lixo os diferentes componentes dos velhos PCs, tais como: chassis, monitores e outros componentes constitui um grave problema para o ambiente. Os computadores contêm vários elementos tóxicos, incluindo chumbo, mercúrio e bário.

Destinar o velho computador à incineradora ou lixeiras não é a escolha acertada, estamos a contaminar o solo e o ar, a melhor solução para estes componentes seria a sua reciclagem e posterior reutilização, dado que o lixo tecnológico ou electrónico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem.

1 comentário:

  1. Será que essas velhas máquinas não deixaram algum rasto do dono!
    Era bom que se viesse a saber porque deitar lixo na via pública é crime.

    ResponderEliminar