segunda-feira, 31 de maio de 2010

La Codosera – Campeonato Extremeño de Motocross

Realiza-se no próximo dia 6 de Junho, no Circuito de Motocrosse “Valle Seco”, em La Codosera o Campeonato de Extremadura de Motocrosse.

A prova inicia-se a partir das 9h00 da manhã (hora espanhola), com as seguintes


categorias:

Alevines (65)
Juveniles Cadetes (85)
Júnior (125)
Sénior (250)

Esta prova esteve agendada para dia 9 de Maio passado, não se tendo realizado devido ao facto do Circuito Valle Seco se encontrar completamente alagado pela muita chuva registada nessa manhã de Maio.

Organiza: Moto Club Codosera

Arronches - Festa do Corpo de Deus

A Paróquia de Arronches realiza na próxima 5ª Feira, dia 03 de Junho de 2010, a Festa do Corpo de Deus – Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

A Eucaristia terá lugar às 18h00, seguida de Procissão pelas principais artérias da vila.

domingo, 30 de maio de 2010

Forcados Amadores de Arronches pegam na Aldeia da Luz – Mourão

Na Praça de Toiros de Aldeia da Luz - Mourão, no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a partir das 17:00 realiza-se, um Espectáculo de Variedades Taurinas com os cavaleiros Filipe Vinhais, Gonçalo Fernandes, José Portugal, Manuel Comba, os novilheiros Paco Serra e Vicente Forero.
Os forcados serão, os Amadores de Moura, Amareleja, Arronches e Bencatel, enquanto os novilhos pertencem a Suzete Dias.

sábado, 29 de maio de 2010

Jovens Shalom animam missa na Igreja do Convento de Nª. Senhora da Luz

Um grupo de cerca de 12 jovens Shalom, oriundos de Castelo Branco, Lisboa acompanhados por jovens de Arronches, animaram a missa das 18h30 deste sábado dia 29 de Maio, celebrada pelo padre Fernando Farinha na Igreja do Convento de Nª. Senhora da Luz em Arronches.

Deixamos algumas imagens da participação dos jovens Shalom.


Shalom o que é?

Shalom é uma palavra hebraica que significa, entre muitas outras coisas, PAZ! Este significado é importante para saber o porquê da utilização desta palavra pelos jovens que tornaram possível o sonho de outro jovem na altura seminarista, Luís Carlos.
Tudo começou em Angola no início dos anos 60. Angola era um país marcado pela guerra colonial onde os jovens ansiavam pela PAZ e tinham vontade de ser Igreja!
De repente algo no seio da Igreja Católica abria horizontes e dava esperança a esses jovens! Era o Concílio Vaticano II. Estes jovens sentiram então o apoio da Igreja para revolucionarem e rejuvenescerem a forma de SER Igreja e de fazer Jesus Cristo vivo!

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir para que este sonho Shalom não morresse. Então com Jesus Cristo no coração e o lema “Evangelizar os jovens pelos jovens” a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente de um Cristo irmão, de um Cristo jovem em Portugal e no Brasil!

Em Portugal os jovens espalharam-se por Lisboa, Braga, Santarém, Aveiro e Viseu onde se realizaram dezassete Encontros Iniciais. Já no Brasil e por intermédio dos Padres da Comunidade Shalom, o Movimento é acolhido pelos Bispos do Ceará, no Nordeste brasileiro.
Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares...
Já em 1983, D. Aloísio Lordscheider reconhece em Fortaleza a Comunidade fundada pelo Pe. Luís Carlos como uma Sociedade de Vida Apostólica. Nasce então (oficialmente) a Comunidade Shalom!

Entretanto em Portugal em 1991 surge a Associação Amigos Shalom com o objectivo de proporcionar a partilha de experiências com as suas vidas, quer profissional quer pessoal, estabilizadas, bem como um apoio económico ao Movimento e à Comunidade.
Mais tarde, em Agosto de 1997, nasce em Fortaleza no Brasil a Comunidade Shalom Feminina! São mulheres que se sentiram chamadas por Cristo e que dedicam a sua vida ao serviço da Igreja e acima de tudo dos jovens!














Arronches solidária com o Banco Alimentar

Os Bancos Alimentares Contra a Fome organizaram este fim-de-semana mais uma campanha de recolha de alimentos e apelaram à generosidade dos portugueses: «Por mais pequena que seja a sua contribuição, muitas pessoas beneficiam da sua ajuda»

Em Arronches os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome solicitam a participação do público à entrada de 11 estabelecimentos comerciais. Para participar, bastou aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. Sendo privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, entre outros».

Hoje ao fim do dia, o vereador José Júlio e a Eng.ª Dulce Bigares, responsáveis pelo Banco Alimentar em Arronches manifestaram a sua alegria pela forma como a campanha decorreu no Concelho, os arronchenses a contribuírem com as suas doações e os voluntários responderam mais uma vez a chamada.

Deixamos algumas imagens desta Campanha do Banco Alimentar registadas no Mercado Municipal, Loja Coop–Supermercado e Supermercado - Minipreço





















sexta-feira, 28 de maio de 2010

“Alentejo Terra Minha” terminou hoje em Arronches

A cerimónia de encerramento da Exposição “Alentejo Terra Minha”, da autoria do pintor Manuel Fé Santos, que esteve patente no último mês, aconteceu hoje dia 28 de Maio ao final da tarde, com um Porto de Honra servido no Centro de Educação Ambiental ao qual assistiram amigos do pintor e autarcas do Município de Arronches.

Manuel Fé Santos nasceu em Portalegre em 1933 e vive há anos na Costa da Caparica. Estudou no Liceu daquela cidade, onde teve como professor de desenho o aguarelista João Tavares, autor de vários cartões reproduzidos em tapeçarias de Portalegre. Este notável artista influenciou e motivou o seu gosto pelo desenho e pela pintura.


Mais tarde recebeu lições da pintora Manuela Martins. Durante vários anos, por razões profissionais, não teve disponibilidade para uma actividade artística intensa, mas após a reforma, frequentou um curso na Sociedade Nacional de Belas Artes e voltou a dedicar-se à pintura.


A sua pintura, a óleo sobre tela, tem como tema preferencial o Alentejo.

Vários trabalhos seus estão incluídos em colecções particulares e Organismos do Estado.

Com dezenas de exposições individuais e colectivas efectuadas um pouco por toda a geografia nacional, Manuel Fé Santos deu a conhecer a sua obra artística pela segunda vez em Arronches.















Destaques da última edição do Notícias de Arronches

Destaques da edição nº 88 - Maio 2010 do Mensário Notícias de Arronches.

- Jovens da Academia de Futebol de Arronches, apoiam a Selecção.

- Carlos Rodrigues fala, pela primeira vez, sobre a sua saída da Câmara Municipal de Arronches.

- Crédito Agrícola há 75 anos em Arronches.

- Militante do PS/Arronches acusado de "traidor".

- Bem vindos à Freguesia dos Mosteiros.

- "Conversas de Maio" Recordar o 25 de Abril e a Reforma Agrária por quem a viveu por dentro.

Estas e outras notícias podem ser lidas no jornal Notícias de Arronches, com distribuição gratuita em cinco Concelhos do Distrito de Portalegre e Comarca de La Codosera na Região Autónoma da Extremadura.

Assembleia Geral do Sport Arronches e Benfica

Realiza-se hoje sexta-feira dia 28 de Maio a Assembleia Geral do Sport Arronches e Benfica, que terá lugar na sua sede situada no Largo França Borges, com inicio marcado para as 20h00.

A Ordem de Trabalhos é a seguinte:

- Leitura, discussão e aprovação do relatório de contas da Direcção; e.

- Outros assuntos de interesse para a colectividade.

Poderão participar na Assembleia, todos os sócios no pleno uso dos seus direitos estatutários, ou seja com as quotas em dia.

Para mais informação consultar a Convocatória em anexo.

Cinema – “O Último Condenado à Morte”

A Fundação Inatel e o Rancho Folclórico de Arronches promovem hoje dia 28 de Maio sexta-feira, pelas 21h30, uma sessão de cinema com o filme “O Último Condenado À Morte”, de Francisco Manso, com Ivo Canelas, Maria João Bastos, Nicolau Breyner e João Cabral.

O Filme é exibido na sede do Rancho Folclórico de Arronches, sendo a entrada livre a todos os queiram assistir a esta sessão cinematográfica rodada em Castelo de Vide.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Esperança - Grande Noite do Fado solidária

É já no próximo sábado dia 29 de Maio, que em Esperança terá lugar mais uma Grande Noite do Fado, ocasião para ajudar na angariação de fundos a instituição de apoio à terceira idade – "Lar Bom Jesus de Esperança".

A Noite do Fado inicia-se às 21h00 no Centro Cultura de Esperança e irá contar com os fadistas: Soraya Branco, Joel Moriano, Beatriz Clemente e Luís Capão. À guitarra vai estar Joel Coelho e à viola Prof. Francisco Carvalho.

Reserva de mesas pelo telefone 96 4120450 – Para mais informações consultar o cartaz em anexo

Cartel da Corrida de Touros das Festas de S. João em Arronches

Em rigoroso exclusivo para os nossos leitores apresentamos hoje o cartaz da Corrida de Touros das Festas de S. João 2010, que terá lugar a 25 de Junho pelas 22h00 na Centenária Praça de Touros de Arronches, que recentemente foi alvo de importantes obras de conservação e melhoramentos.

Deste cartel de S. João fazem parte os cavaleiros João Salgueiro, José M. Callejon e Gilberto Filipe

Os toiros são da ganadaria espanhola “Aguadulce – Sevilha”, com um peso a rondar os 600 Kg, que num acto histórico e heróico serão pegados, em Solitário, pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches, chefiados por Ricardo Nunes.


Mais informação consultar o cartaz em Anexo, clicar para ampliar.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estremoz - Herdade das Servas entrega donativo a Instituições de Solidariedade Social

Lançado em Outubro de 2009, pelas mãos da Herdade das Servas e da Fundação Amália Rodrigues, o vinho “Herdade das Servas Tinto Amália 2006”, além do tributo à diva do fado, teve desde o início uma missão solidária: parte das receitas da venda do vinho reverteram a favor das Instituições de Solidariedade Social Ajuda de Berço, AMI e Cruz Vermelha, e ainda, da Fundação Amália Rodrigues. Mais de €20.000 foram ontem entregues às Instituições pelas mãos da nossa Primeira-dama, Maria Cavaco Silva, na Casa-Museu Amália Rodrigues, em Lisboa.

Maria Cavaco Silva presidiu à cerimónia e, para receber o donativo, estiveram presentes Sandra Anastácio, Presidente da Direcção da Ajuda de Berço, Leonor Nobre, Vice-Presidente da Fundação AMI, e Cristina Louro, Vice-Presidente da Cruz Vermelha. Da Fundação Amália Rodrigues, estiveram presentes Amadeu Aguiar e Nelson Tereso, Presidente e Administrador da Fundação, respectivamente.

A Herdade das Servas em Estremoz é o berço de vinhos que reflectem a história de uma zona de origem demarcada que afirma profundamente as suas características e qualidades.

A dedicação com que são produzidos há várias gerações conferem-lhe um corpo e uma alma ímpares e inconfundíveis.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Concurso para a criação do logótipo da Freguesia de Assunção

A Junta de Freguesia de Assunção está a promover um concurso para a criação de um logótipo da freguesia. O concurso está aberto a todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na área desta freguesia.

O vencedor deste concurso habilita-se a um aliciante prémio monetário

O prazo para entrega de propostas termina a 30 de Junho de 2010. Os interessados poderão consultar o regulamento do concurso solicitando informação na Junta de Freguesia ou ainda pelo telef. 245582026 - email.
jfreg.ass.arronches@mail.telepac.pt

Feira dos Saberes do Agrupamento de Escolas de Arronches

Numa iniciativa do Agrupamento de Escolas com o apoio da Câmara Municipal de Arronches está a decorrer de 24 de Maio a 6 de Junho a Feira dos saberes de Arronches.

No decorrer desta Feira estão agendadas diversas actividades, como Palestras, Contador de histórias, A cantar também se Aprende, Circuito de Condução para Crianças, Danças com a dramatização “ O Casamento da Gata”, Palestra sobre Nutrição com degustação de comida vegetariana, Ser jornalista, Peddy Paper e IX Convívio de Pesca Desportiva Infantil.

Durante a Feira estarão patentes as exposições temporárias: Exposição de Pintura “Repúblicas” – Exposição de trabalhos de alunos do Agrupamento, Feira do Livro – Feira do Comércio Justo – Feira dos Minerais – “Explosão Numérica.

Estas exposições poderão ser vistas no Centro Cultural de Arronches com o seguinte horário: de 2ª a 6ª feira das 10h30 – 12h30 - 14h00 - 17h00 - 20h30 – 22h30.
Ao Fim-de-Semana e Feriado 14h00 – 18h00.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Arronches hoje foi dia de feira de Maio

Como manda a tradição hoje dia 24 de Maio foi dia de Feira em Arronches, com uma manhã de temperatura amena, foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram o dia para fazer compras na Feira, ou simplesmente passar uma manhã diferente convivendo com conhecidos e amigos.

Longe vão os tempos em que a Feira de Maio durante alguns dias gerava grande movimento em Arronches, onde não faltavam diversões como o circo, Carrossel, pista de carrinhos de choque, corrida de touros, tenda de cinema ou ainda as celebres barraquinhas de tiro geridas por espanholas e outras belezas femininas.

A feira do gado era o ex-líbris de Arronches, tratava-se, sem dúvida, de um acontecimento impar. Vinham de toda região marchantes, negociantes e curiosos para aqui assistirem a todo o tipo negociatas em torno dos gados, a vila fervilhava de gente nessa semana, as tabernas registavam lucros crescentes, as novidades dos bons e dos maus negócios circulavam de boca em boca a uma velocidade estonteante.
Vinham pastores com rebanhos, a pé, de todo o concelho e região, na tentativa de fazerem bons negócios, aproveitavam e vendiam vacas, porcos ou as ovelhas velhas, denominadas de "badanas".

Os ciganos em grande número também não faltavam à feira de Arronches com o seu gado cavalar e muar, bestas velhas eram vendidas por gado novo tantas vezes motivo de burlas e de outras manigâncias e espertezas, praticadas em dias de feira.

Deixamos algumas imagens da Feira de Maio 2010 em Arronches






























Selecção portuguesa de futebol deixou arronchenses à porta com metade dos lugares vazios no Complexo Desportivo da Covilhã

Mundial2010: Centenas de pessoas impedidas de ver treino luso (C/VÍDEO)

23 de Maio de 2010, 19:22
Covilhã, Castelo Branco, 23 mai (Lusa) -
Centenas de pessoas foram hoje impedidas de entrar no treino aberto da seleção portuguesa de futebol, apesar de mais de metade dos 10 mil lugares do Complexo Desportivo da Covilhã estarem vazios.
À entrada do estádio era difícil não ouvir queixas e vozes de descontentamento, especialmente de grupos de pessoas de outras paragens, como contaram à Agência Lusa.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem oferecido três mil bilhetes para os treinos e hoje subiu a oferta para quatro mil, disse fonte da autarquia ligada à organização, mas não foram suficientes.
"Nunca houve nenhum dia com tanta gente", comentou à Agência Lusa Carlos Garrim, vendedor de artigos da seleção, sempre presente à porta do estádio.

António Borges, viajou com a família desde o Porto, mas ficou à porta. "Chegámos às 10:00, fomos conhecer a Covilhã e depois, aqui, disseram-nos que era preciso levantar bilhetes, mas já não havia. Não percebo: na televisão anunciaram que o treino era aberto", referiu.
"Só somos bons para pagar impostos ao fim do ano. Fico com uma má recordação e acho que, assim, mais valia perderem logo no primeiro jogo do Mundial", concluiu.
Vítor Fernandes, residente na Covilhã, também estava insatisfeito: "Tenho um bilhete para o jogo com Cabo Verde, mas, sinceramente, nem sei se cá ponho os pés".
"Viemos levantar bilhetes, mas hora e meia depois já não havia e agora temos que ficar cá fora com tantos lugares vazios lá dentro", explicou, a seu lado, Amílcar Cabral.
Nuno Cardoso viajou desde Castelo Branco "depois de ouvir na televisão que o treino era aberto", mas estava revoltado por ficar à porta.
"Pedem apoio para quê? Para ficarmos à porta com tantos lugares vazios e taparem tudo com panos", questionou, prosseguindo: "Isto não se percebe, só se o selecionador Queiroz não quiser mostrar as borradas que faz. Deviam era deixá-los a jogar sozinhos nas partidas oficiais".
Rosa Nunes acompanhou outros 15 pais de crianças de uma academia de futebol de Arronches, no Alentejo, visivelmente agastados por ficarem à porta, pois só os mais novos conseguiram entrar.
"Tínhamos bilhetes para todos, mas houve um problema na contagem que a funcionária reconheceu. Só que o segurança nem ligou para o assunto. Queríamos apoiar a seleção, mas como", questionou.

Gorete Pires acompanhou a família, que viajou desde a Guarda, em vão. "Acho que isto não está bem organizado. É um treino, havia de entrar toda a gente, mas em vez disso há muitas pessoas dececionadas".
Entre as centenas que não conseguiram bilhete, dezenas ocupavam o passeio à porta do Hotel Turismo da Covilhã, mas também ali havia queixas por falta de simpatia da seleção.
"As pessoas estão aqui à pinha para os apoiar, mas os jogadores não estão a dar muita atenção", referiu Marlene Coelho, com o filho de dois anos ao colo e a queixar-se de não ter bilhete para o treino: "Pelo menos deviam retribuir e saírem todos pela porta da frente para os podermos ver".
Uma opinião partilhada por Pedro Gouveia, de Aguiar da Beira, que se deslocou à Covilhã em busca de uma entrada no treino. "Já que não consegui, gostava pelo menos de os ver".

LFO.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***


Mais em:

domingo, 23 de maio de 2010

Músicos Hispano/ Lusos em Festival em La Codosera

O Festival Encontro Hispano – Luso de Músicos vai acontecer no domingo dia 6 de Junho em La Codosera/Badajoz.

O Encontro terá lugar na Casa de La Cultura pelas 17h00, com entrada livre. Neste encontro participam músicos Alentejanos e Extremeños como o Sol Nascente: Grupo Musical de Mosteiros – Arronches, Tiago Afonso: Acordeonista e vocalista de Elvas, Leonardo Dantés: Cantor sanvicenteño de fama nacional ou o Grupo de Acordeones de La Codosera.

Este evento tem a organização de Daniel González e o patrocínio do excmo. Ayuntamiento de La Codosera.

Veja o vídeo com apresentação em:

http://www.festival-lacodosera.es.tl/Inicio.htm














sábado, 22 de maio de 2010

A Referta ou Contenda de Arronches

A Referta ou Contenda de Arronches é um território raiano situado na margem esquerda da ribeira de Abrilongo, junto á barragem de Abrilongo e historicamente partilhado entre Alburquerque, Arronches e Ouguela durante séculos.

Foi dividido entre Portugal e Espanha pelo Tratado de Lisboa de 1864, tendo o terço sul ficado incorporado no concelho português de Campo Maior e os dois terços a norte anexados ao município espanhol de Alburquerque.

Bibliografia:
Tratado de Lisboa de 1864 (texto em espanhol e português)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escola da Portagem em visita de estudo ao Museu de (A) Brincar e ao Centro Lúdico de Arronches

Hoje, dia 21 de Maio de 2010, os alunos do 1.º ao 4.º anos da Escola da Portagem vieram visitar, com os seus professores, o Museu de (A) Brincar e o Centro Lúdico de Arronches.

Cerca de sessenta crianças e oito adultos participaram numa visita de estudo ao concelho de Arronches. Divididos em dois grupos, os alunos efectuaram visitas em simultâneo ao Museu de (A) Brincar e ao Centro Lúdico.

No Centro Lúdico, situado no edifício do Centro Cultural de Arronches, as crianças puderam usufruir de um espaço onde se podem dar largas à imaginação e à criatividade, participando na construção de cata-ventos e de uma manga de vento em forma de peixe. Estas actividades tiveram o intuito de alertar os mais novos para as chamadas energias renováveis. Ainda no Centro Lúdico, assistiram também à animação de leitura «A Princesa Espertalhona», de Babette Cole, e «O Rapaz que Vivia na Televisão», de Luísa Ducla Soares.

No Museu de (A) Brincar, as crianças foram descobrir o brinquedo e o brincar de antigamente, reunidos num acervo notável proveniente de doações, de uma recolha efectuada na zona onde o museu se insere e de aquisições da autarquia.

Nesta visita, os jovens alunos da Escola da Portagem puderam contar com um guia de excepção, a sua Prof.ª Luísa Rita, grande conhecedora deste espaço museológico, o qual beneficiou da sua dedicação e profissionalismo aquando da abertura, que coincidiu com os anos do seu destacamento no Município de Arronches.
O Museu de (A) Brincar encerrou em pleno a visita de estudo, ficando as crianças a conhecer muitos brinquedos e histórias do tempo dos nossos avós e bisavós.

O Museu está aberto aos visitantes, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h. Depois de uma visita de estudo organizada pelas escolas, muitas crianças acabam por trazer até Arronches os pais e avós para o conhecerem.



















































quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sport Arronches e Benfica promove I “Convívio de Pesca Desportiva” na Barragem do Caia

A Associação Sport Arronches e Benfica vai organizar um Convívio de Pesca Desportiva, na Barragem do Caia, no próximo dia 22 de Maio.

A iniciativa, que contará com o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Arronches e diversas empresas sediadas no Município, terá início pelas 06h30 com concentração no Bar Juvenil de Santa Eulália.

Serão entregues prémios aos primeiros classificados, nomeadamente 150,00 “Carpas” ao primeiro classificado, 75,00 “Carpas” ao segundo e 50,00 “Carpas” ao terceiro, do 4º ao 30º entrega de troféus.

As inscrições devem ser efectuadas pelos telef. 961 593 150 Ou 965 555 763. Os preços são os seguintes: para sócios 10,00 “Carpas” inclui almoço, para não sócios 12,50 "Carpas", inclui almoço. Se optar por participar só no almoço - sócios 7,00 “Carpas” e não sócios 8,50 “Carpas”.

A cerimónia de entrega de prémios e almoço convívio terá lugar pelas 14h30 no complexo o Celeiro em Arronches.

Para mais informações os interessados devem contactar o 961 593 150 ou consultar o programa em anexo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Visita de Estudo ás Pinturas Rupestres e Museu (A) Brincar

Hoje dia 19 de Maio, os alunos do 3º ano da Escola da Corredora em Portalegre realizaram uma visita de estudo, às Pinturas Rupestres de Esperança e Museu de (A) Brincar de Arronches.

Em Arronches este grupo de 24 alunos de Portalegre foi recebido na Escola EB 2,3 Nossa Senhora da Luz de Arronches pelos alunos do 2º ano da sala do Prof. Júlio Tapadas.
Após a recepção e boas vindas os alunos do 3º ano da escola da Corredora e alunos do 2º ano da Escola de Arronches seguiram para a Esperança local onde tiveram oportunidade de visitar as Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões.

O almoço aconteceu na E.B. 2,3 de Arronches, seguindo-se uma visita ao Museu de (A) Brincar, local onde foram surpreendidos com um momento mágico de leitura protagonizado pela actriz Isabel Abreu, que do livro de José Eduardo Agualusa “Estranhões e Bizarrocos” os deliciou com “ histórias para adormecer anjos”.

Esta visita de estudo teve um significado especial para os alunos da professora Izilda da Escola da Corredora, que em Arronches vieram reencontrar o seu antigo professor de 2º ano Júlio Tapadas, agora a dar aulas em Arronches.

Esta jornada de convívio e enriquecimento cultural para ambas as turmas terminou no Museu de (A) Brincar com troca de lembranças entre os participantes.

Ficam algumas fotos que documentam a visita.










































terça-feira, 18 de maio de 2010

Estrada da Serra com troço interrompido entre Vale de Cavalos e Alegrete

A estrada municipal Arronches/ Portalegre mais conhecida por estrada da serra está encerrada à circulação automóvel por motivos de obras de saneamento básico no troço entre Vale de Cavalos e cemitério de Alegrete.

Durante o decurso da obra a circulação rodoviária foi desviada para a estrada de Montarecos/Soverete até ao desvio para Alegrete.

Desconhece-se para quando a normalização da circulação rodoviária na referida via. Tentamos obter informação no site da autarquia de Portalegre sem sucesso, infelizmente esta é norma dos sites da maioria das autarquias, servem para quase tudo menos para informarem os munícipes.

Se tem mesmo que utilizar esta estrada tenha cuidado com o perigoso desvio para Montarecos/Sovrete, com faixa de rodagem bastante estreita e bermas muito baixas.





















Museu (A) Brincar na Local Visão

A TV Local Visão de Portalegre passou por Arronches e veio conhecer o Museu (A) Brincar.
Deixamos aqui o link para o vídeo com a reportagem sobre o nosso museu.


O Museu está instalado no espaço da antiga fortaleza (antigo Salão de Festas). Pretende dar a conhecer o brinquedo e o brincar através do tempo bem como apoiar de forma lúdica e pedagógica os programas em estudo nas escolas.

Horário de Funcionamento
De Terça-feira a Domingo
Das 10h às 13h00h e das 14h às 18,00h
******************************
Fonte/ Vídeos Sapo.pt

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Forcados Amadores de Arronches em Festa Taurina de Santo Amaro - Sousel

É já no próximo domingo dia 30 de Maio, que em Santo Amaro - Sousel, terá lugar uma Festa Taurina de promoção à Juventude, no decorrer do qual vão actuar os Forcados Amadores de Arronches capitaneados por Ricardo Nunes.

O espectáculo terá início pelas 17h00 da tarde, sendo o cartel composto pelos cavaleiros, Filipe Vinhais, Gonçalo Fernandes, Sofia Almeida, Manuel Comba e Hugo Carvalho, filho do mediático bandarilheiro Miguel Carvalho e pelos novilheiros Paco Serra e Vicente Forero, de Badajoz. Pega o Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Participação especial no novilho lidado pelo cavaleiro amador, Hugo Carvalho para o Grupo de Forcados Femininos de Benavente, capitaneados por Susana Frieza.

Prestam prova para bandarilheiros praticantes os jovens Filipe Casqueiro, de Sousel e Domingos Prates de Santo Amaro.

João Salgueiro contratado para a Corrida das Festas de São João de Arronches

O cavaleiro João Salgueiro já foi contratado para tourear a corrida dos Aguadulce, a 26 de Junho em Arronches por ocasião das Festas de S. João.

Segundo a Web Digital TouroBravo.com avançou em primeira-mão, a empresa Toiros & Arena chegou a acordo com o cavaleiro João Salgueiro para actuar na Praça de Toiros de Arronches no dia 26 de Junho pelas 22 horas.
Seguindo a sua política de triunfadores, o empresário José Brás decidiu contratar um dos cavaleiros triunfadores da Temporada de 2009.

Esta corrida terá como aliciante um imponente curro de toiros da centenária ganadaria espanhola de Aguadulce, a ultrapassar os 600 Kg, sendo assim um dos maiores curros a lidar no Norte Alentejano esta temporada.

Fonte/ TouroBravo.com