segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um Dia à Portuguesa em Arronches

A Formapelativa - Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional em colaboração com o departamento de Português da Escola Oficial de Idiomas de Villanueva de la Serena - Extremadura, levou a efeito no passado sábado dia 8 de Maio, uma jornada de imersão linguística em Arronches, isto é, um dia em Portugal com os estudantes espanhóis a conviver com portugueses e onde a única língua veículo de entendimento mútuo foi o português.

Esta actividade, visou a envolvência dos estudantes espanhóis num contexto tipicamente português. Para tal, a localidade escolhida foi a vila alentejana de Arronches.

O dia começou com a recepção aos estudantes, no Centro Cultural, onde foi visionado um filme sobre Arronches, onde foram focados aspectos da sua história, tradições e património.

Ainda na parte da manhã seguiu-se um peddy paper que levou os estudantes a conhecer alguns dos pontos mais importantes de Arronches, assim como a ver e a experimentar a arte de alguns dos nossos artesãos, na qual se incluiu também a tradição das flores de papel das festas de São João.

Finalizadas estas actividades, seguiu-se um animado almoço/convívio, com os participantes a consolidarem laços linguísticos e pessoais.
Esta jornada em Arronches foi ainda animada pelo Grupo das Pedrinhas e um excelente bolo oferecido pela casa Arquelles.
**************************************************************************
A organização desta actividade esteve a cargo da Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional Formapelativa e do Departamento de Português da Escola Oficial de Idiomas de Villanueva de La Serena- Don Benito. Contando ainda com o apoio quer da Câmara Municipal de Arronches e Ayuntamiento de de Villanueva de La Serena através do pólo local da Universidade Popular.
Fotos: Formapelativa






























2 comentários:

  1. O Departamento de Português da Escola Oficial de Idiomas de Villanueva de la Serena - Don Benito quer deixar aqui o seu agradecimento à vila de Arronches pela esforçada envolvência nas actividades que organizaram e o estimado acolhimento que nos dedicaram.
    É através de iniciativas como estas que vamos, aos poucos, construindo um presente compartido e um futuro esperançador.
    A todos, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  2. O ano de 2010 está a trazer Arronches para o mapa. Actividades diversificadas, culturais, desportivas, intercâmbios... Muito bem.
    JG

    ResponderEliminar