sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escola da Portagem em visita de estudo ao Museu de (A) Brincar e ao Centro Lúdico de Arronches

Hoje, dia 21 de Maio de 2010, os alunos do 1.º ao 4.º anos da Escola da Portagem vieram visitar, com os seus professores, o Museu de (A) Brincar e o Centro Lúdico de Arronches.

Cerca de sessenta crianças e oito adultos participaram numa visita de estudo ao concelho de Arronches. Divididos em dois grupos, os alunos efectuaram visitas em simultâneo ao Museu de (A) Brincar e ao Centro Lúdico.

No Centro Lúdico, situado no edifício do Centro Cultural de Arronches, as crianças puderam usufruir de um espaço onde se podem dar largas à imaginação e à criatividade, participando na construção de cata-ventos e de uma manga de vento em forma de peixe. Estas actividades tiveram o intuito de alertar os mais novos para as chamadas energias renováveis. Ainda no Centro Lúdico, assistiram também à animação de leitura «A Princesa Espertalhona», de Babette Cole, e «O Rapaz que Vivia na Televisão», de Luísa Ducla Soares.

No Museu de (A) Brincar, as crianças foram descobrir o brinquedo e o brincar de antigamente, reunidos num acervo notável proveniente de doações, de uma recolha efectuada na zona onde o museu se insere e de aquisições da autarquia.

Nesta visita, os jovens alunos da Escola da Portagem puderam contar com um guia de excepção, a sua Prof.ª Luísa Rita, grande conhecedora deste espaço museológico, o qual beneficiou da sua dedicação e profissionalismo aquando da abertura, que coincidiu com os anos do seu destacamento no Município de Arronches.
O Museu de (A) Brincar encerrou em pleno a visita de estudo, ficando as crianças a conhecer muitos brinquedos e histórias do tempo dos nossos avós e bisavós.

O Museu está aberto aos visitantes, com entrada gratuita, de terça-feira a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h. Depois de uma visita de estudo organizada pelas escolas, muitas crianças acabam por trazer até Arronches os pais e avós para o conhecerem.



















































1 comentário:

  1. Li com agrado a notícia de que jovens do meu Concelho, Marvão, se tinham deslocado a Arronches, em visita de estudo ao Museu do Brinquedo. De entre as muitas obras com que o anterior executivo beneficiou Arronches, o Museu do Brinquedo é significamente o mais emblemático e melhor conseguido em termos de levar e trazer Arronches às crianças da região e do País.A nova Câmara parece apostada em dar continuidade a este projecto, o que se saúda, prosseguindo a gestão deste 'patromónio, de forma organizada e planificada, por forma a prestigiar Arronches e as suas gentes.
    José Botelheiro

    ResponderEliminar