O Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana (GAFNA), com sede na Beirã, concelho de Marvão, congratula-se em comunicado com os novos horários de comboios regionais na linha do Leste que entraram em vigor no passado dia 1 deste mês de Agosto, e nos quais se regista uma diminuição do tempo de viagem em 27 minutos entre o Entroncamento e a cidade de Elvas.
Esta diminuição no do tempo de viagem deve-se às obras de modernização realizadas nos últimos tempos entre Arronches e a proximidade de Elvas, e que constaram da regularização do traçado e renovação da via (assentamento de carris e travessas monobloco de betão novas). Desta forma, as automotoras que realizam o serviço regional podem atingir a sua velocidade máxima, que é de 100 quilómetros por hora, permitindo esta redução de tempo.
No comunicado, o Grupo de Amigos da Ferrovia Alentejana refere ainda que "além da diminuição do tempo de viagem esta modernização traduziu-se igualmente numa melhoria do conforto para o passageiro”.
Por último, o GAFNA "deseja que as obras de modernização previstas para o corrente ano para o troço Crato-Assumar se venham a efectivar, de maneira a que o tempo de viagem seja novamente encurtado”.
Nove milhões de euros é o custo previsto para a modernização da linha do Leste entre Crato e Assumar, numa distância de cerca de 27 quilómetros.
O concurso publicado em Diário da República e prevê a renovação da via, com regularização do traçado, “que permitirão aumentar as condições de segurança e conforto na circulação, reduzir os encargos de manutenção e garantir as velocidades comerciais previstas para este troço”.
Com cerca de 140 quilómetros de extensão, a Linha do Leste vai de Abrantes à fronteira de Elvas-Badajoz, com ligações à Linha da Beira Baixa e aos ramais de Mora, Cáceres e Portalegre.
A infraestrutura está bastante degradada, com carris antigos, travessas de madeira e passagens de nível manuais. A velocidade de circulação não supera os 80 quilómetros/hora e nalguns troços não chega sequer a metade.
Esta diminuição no do tempo de viagem deve-se às obras de modernização realizadas nos últimos tempos entre Arronches e a proximidade de Elvas, e que constaram da regularização do traçado e renovação da via (assentamento de carris e travessas monobloco de betão novas). Desta forma, as automotoras que realizam o serviço regional podem atingir a sua velocidade máxima, que é de 100 quilómetros por hora, permitindo esta redução de tempo.
No comunicado, o Grupo de Amigos da Ferrovia Alentejana refere ainda que "além da diminuição do tempo de viagem esta modernização traduziu-se igualmente numa melhoria do conforto para o passageiro”.
Por último, o GAFNA "deseja que as obras de modernização previstas para o corrente ano para o troço Crato-Assumar se venham a efectivar, de maneira a que o tempo de viagem seja novamente encurtado”.
Nove milhões de euros é o custo previsto para a modernização da linha do Leste entre Crato e Assumar, numa distância de cerca de 27 quilómetros.
O concurso publicado em Diário da República e prevê a renovação da via, com regularização do traçado, “que permitirão aumentar as condições de segurança e conforto na circulação, reduzir os encargos de manutenção e garantir as velocidades comerciais previstas para este troço”.
Com cerca de 140 quilómetros de extensão, a Linha do Leste vai de Abrantes à fronteira de Elvas-Badajoz, com ligações à Linha da Beira Baixa e aos ramais de Mora, Cáceres e Portalegre.
A infraestrutura está bastante degradada, com carris antigos, travessas de madeira e passagens de nível manuais. A velocidade de circulação não supera os 80 quilómetros/hora e nalguns troços não chega sequer a metade.
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