domingo, 29 de agosto de 2010

Arronches – Último dia de festas da Santa Casa da Misericórdia

Um Cortejo acompanhado pelo Rancho Folclórico de Arronches e entidades convidadas percorreu esta manhã as principais ruas da vila, recriando o antigo Cortejo de Oferendas da Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

Finalizado o Cortejo seguiu-se pelas 11h30 na igreja matriz de Arronches uma Missa Solene em memória dos irmãos já falecidos e de todos aqueles que ao longo dos seus 500 anos de existência tem feito possível a sua obra humanitária em prol dos mais desfavorecidos.

As festas da Misericórdia terminam esta noite com arraial com a actuação pelas 21h00 dos Amigos do Acordeão e com espectáculo musical com o Grupo Tayti a ter início pelas 23h30.

Deixamos algumas imagens registadas durante Cortejo

A não esquecer: Misericórdias - Instituições de bem fazer

As Santas Casas da Misericórdia são Instituições seculares incontornáveis na garantia do bem estar da generalidade dos cidadãos.
O seu conjunto constitui a centralidade da assistência particular em Portugal.
São Instituições, apesar da sua longa história, mal conhecidas pela generalidade dos Portugueses.
Quanto mais e melhor forem conhecidas estas Instituições de bem fazer mais úteis podem ser e melhor podem cumprir a sua missão.

Nasceram inspiradas na Doutrina da Igreja Católica para a prática das
14 Obras de Misericórdia:

Espirituais:

1.ª- Dar bom conselho ao que necessita;
2.ª- Ensinar os ignorantes;
3.ª- Corrigir os que erram;
4.ª- Consolar os tristes;
5.ª- Perdoar as ofensas;
6.ª- Sofrer com paciência as fraquezas do próximo;
7.ª- Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

Corporais:

1.ª- Dar de comer a quem tem fome;
2.ª- Dar de beber a quem tem sede;
3.ª- Vestir o nu;
4.ª- Dar pousada aos peregrinos;
5.ª- Visitar os doentes;
6.ª- Visitar os presos;
7.ª- Enterrar os mortos.

Promover o conhecimento destas Instituições é dever de todos quantos estão verdadeira e desinteressadamente ao serviço da causa do bem fazer praticando o Bem, em respeito por uma missão que juraram cumprir com fidelidade.















































































2 comentários:

  1. Parabéns Sr. Administrador do "Arronchesemnoticias" pelo bom trabalho que apresenta sobre esta matéria,pelas excelentes fotos e também toda a descrição sobre o papel importante das Misericórdias na sociedade civil,que bem geridas e com o apoio necessário são uma mais valia para todos. As realidades não devem,não podem ser ignoradas a Festa da Stª Casa foi uma realidade,teve o grande apoio e participação da comunidade arronchense,sem rivalidades de opções clubísticas, unamos esforços para que os arronchenses saibam elevar bem alto os valores morais encontrando a energia necessária para que Arronches seja sempre motivo de orgulho,respeito e inveja de todos.

    Um Arronchense.

    ResponderEliminar
  2. Quando o sr. adminsitrador refere a recreação
    do Cortejo da Stª. Casa, fá-lo porque não é de Arronches e nunca viu nenhum. Teria sido tão fácil e que contentes que ficavam as nossas crianças se com um pouquinho de humil
    dade tivessem posto a linda marcha de S.João, que a todos encantou, a desfilar nas ruas da Vila. Aí sim. Era um verdadeiro recrear dos saudosos Cortejos da Stªa. Casa.

    ResponderEliminar