domingo, 15 de agosto de 2010

A seca do peixe na praia da Nazaré

Deixamos o Alentejo e desta vez, fomos dar uma volta por alguns pontos de interesse Turístico do Concelho da Nazaré.

Neste roteiro que fizemos, deparamos com paisagens deslumbrantes, um extenso areal com a água do mar bem fresquinha e algumas tradições nazarenas como é a venda de peixe seco na praia.

Foi em frente ao Centro Cultural da Nazaré (onde funcionou a Lota entre 1961 e 1986), que se encontra actualmente o Estindarte (estendal) de secagem que ao fim da tarde fomos encontrar Manuela Falache, 79 anos, rodeada de clientes africanas. Vestida de negro por motivo de desgosto recente, a peixeira Manuela seca e vende directamente esta especialidade gastronómica que dificilmente se consegue encontrar em outros locais.

Aconselhados vendedora e pela sabedoria gastronómica das africanas lá compramos este tipo de peixe que pode ser comido cru (desfiado) grelhado ou ainda cozido, acompanhado de batata cozida (com pele) e regado com azeite e vinagre ou sumo de limão e alho picado.

As espécies mais utilizadas eram, e são, o carapau (de vários tamanhos), os batuques, a sardinha, a petinga e o cação (leitão = cação pequeno), devido à sua abundância, mas também o polvo.

Na Nazaré distinguem-se duas formas de secagem: o peixe seco e o peixe enjoado, com características de preparação e consumo diferentes.

O peixe é primeiro amanhado (processo de tirar as tripas), depois é lavado e passado por uma salmoura feita com água e sal grosso (outrora era utilizada água do mar). Por fim é aberto ou escalado, estendido nos paneiros e posto ao sol. A secagem demora entre 2 a 3 dias, dependendo das condições atmosféricas e da temperatura do ar.


























































































1 comentário:

  1. Que paisagens lindas, adorei suas fotos da cidade de Nazaré.
    Fantástica essa tradição de peixe-de-sol, não conhecia deve ser uma delícia gastronômica em Portugal.
    Minha cidade também tem nome de Nazaré fica localizada em Tocantins.
    Bertha – Brasil

    ResponderEliminar