quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alentejo – Escola de Barulho - Mosteiros na lista das escolas a fechar no presente ano lectivo no concelho de Arronches

A Escola Básica de Barulho, Arronches construída em 1957/58 ainda num passado recente considerada uma escola modelo inserida em meio rural, foi visitada em 2003 pelo então presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio, surge hoje na lista negra das escolas a encerrar no presente ano lectivo pelo Ministério da Educação.

Dotada de excelentes instalações a escola de Barulho em Mosteiros ainda no ano de 2005 beneficiou de importantes obras de remodelação e ampliação das salas de aula e zonas envolventes de recreio e apoio.

Depois da moção apresentada à Assembleia Municipal realizada no passado 30 de Junho pelos eleitos do PSD, aprovada por unanimidade contra o previsível encerramento da escola, assim como os protestos já anunciados pela Junta de Freguesia de Mosteiros, a população de Mosteiros ainda tem esperança que se consiga evitar as extinção da escola com as inconveniências que dai advêm para o futuro da freguesia, podendo inclusive contribuir para o acelerar do processo de desertificação que atinge o interior do país.

Neste processo do “fecha não fecha” a confusão é grande, ainda hoje em declarações à rádio TSF a Fenprof considera grave que a menos de um mês do início do ano lectivo o Ministério da Educação ainda não tenha revelado quais são as escolas do 1º ciclo que vão encerrar.

Até agora, o ministério de Isabel Alçada anunciou apenas o número de escolas que vão fechar, 701, sendo que a Associação Nacional de Municípios admite que podem ser mais.

Para Francisco Almeida, dirigente da Fenprof, «Há argumentos por parte das famílias e dos municípios que não sendo respeitados vão ser contestados no início do ano lectivo e necessariamente vão dar origem a manifestações de pais e a alguma perturbação no início das aulas».

Veja aqui a lista das escolas que podem vir a fechar em cada concelho de Portugal:
http://atuaescola.blogspot.com/2010/08/lista-de-todas-as-escolas-que-vao.html

Para recordar – Visita do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio em 23 de Abril de 2003 à Escola de Barulho em Mosteiros:
http://www.eb1-barulho.rcts.pt/noticiaseb1/noticia_pr.htm

Fonte: Lista / Correio da Manhã – TSF – Fotos arquivo Arronches em Notícias
Fotos/Direitos Reservados



















4 comentários:

  1. Tantos anos para se construir algo decente...
    Tantos anos para estarmos bem...
    Para que alguém que não nos conhece que não sentiu na pele o que é viver nas pequenas terras do Alentejo... mande fechar... sim fechem eles lá não mandão nada... mas estão enganados NÓS sim mandamos basta as pessoas se juntar... pois assim nos vão matando aos poucos na saúde no ensino...o que fica nas nossas pequenas terras desemprego, ruínas, envelhecimento... Pensem...

    ResponderEliminar
  2. Embora as instalações do 1º ciclo sejam excelentes, o número de alunos no total e por ano não justifica que a escola continue aberta. Seria até uma aberração ou descriminação, no sentido que vão fechar escolas com mais do dobro ou triplo do alunos da escola do Barulho. Só estão a 7 ou 8 minutos da escola do 1º ciclo da sede do concelho.
    Esta é uma realidade, como será a fusão ou extinção da EB 2,3 Nº Srª da Luz, a qual transmite a cada ano que passa, uma luz cada vez mais difusa. Esta Escola teve oportunidade de renovação... por interesses instalados, assim não o quiseram.

    ResponderEliminar
  3. Segundo listagem do reordenamento da rede escolar do 1º ciclo para o próximo ano lectivo no alentejo, e escola do Barulho não consta. Podem descansar os pais dos alunos que por este ano a coisa está safa. Só que para o próximo ano a sorte poderá ser diferente!

    ResponderEliminar
  4. Pois, é mesmo por causa dos interesses instalados que estas crianças do Barulho(e mais tarde serão as de Esperança), vão ter de começar a madrugar para se deslocarem para a escola....

    ResponderEliminar