quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Arronches – Escola de Mosteiros resistiu á tempestade que varreu o país

A atempada intervenção da Autarquia de Arronches junto da Direcção Regional de Educação do Alentejo evitou o previsível encerramento da escola do 1º. ciclo de Mosteiros, contrariando a lista divulgada pelo jornal Correio da Manhã que dava como certo o fecho deste estabelecimento de ensino.

Depois de algumas incertezas o Ministério da Educação divulgou na passada noite as listas das 701 escolas do 1.º ciclo que não vão abrir as portas no início do próximo ano lectivo. A região Norte, com 384 estabelecimentos de ensino básico a encerrarem, é a mais afectada. Na região Centro vão fechar 152 escolas, em Lisboa e Vale do Rejo 121, no Alentejo são 32 e no Algarve são doze os estabelecimentos de ensino que não abrem as portas em Setembro.

Na lista, divulgada pelo Ministério da Educação nas páginas da internet das várias Direcções Regionais de Educação, na região Norte, Lamego, com 21 escolas encerradas, é o concelho mais lesado por este reordenamento da rede escolar, anunciada no início de Junho pelo Governo

O critério que sustenta o encerramento destes 701 estabelecimentos de ensino é a existência de escolas do 1.º ciclo (do primeiro ao quarto ano), com menos de 21 alunos, e a decisão de agregação em unidades de gestão (agrupamentos e escolas não agrupadas).

Veja aqui a lista das escolas que encerram no Alentejo
http://www.drealentejo.pt/upload/20100730_escolas_encerradas_2010_alentejo.pdf

3 comentários:

  1. Parabéns ao Município que, na pessoa da sua Presidente, se bateu galhardamente e, assim,
    conseguiu manter "de pé" a escola de Mosteiros. Nota + para o Município

    ResponderEliminar
  2. Se relativamente à permanência da escola de Mosteiros demos com prazer nota + ao Município não podemos deixar de dar Nota Negativa à Stª. Casa e ao Centro Bem Estar por, no programa respectivo, não fazerem referência ao apoio,incondicional, que o Municipio lhes dá e sempre tem dado. Nota -p/a Direccção das instituições.

    ResponderEliminar
  3. O anónimo das 12.59 parece ter necessidade de consultar o oculista, ou será que por maldade não conseguiu enxergar no programa o apoio ao Município, abra a pestana e vai ver que encontra!

    Deixe de ser maldoso para que as Festas que ainda restam ser celebradas, ocorram dentro da normalidade, para bem de todos os arronchenses.

    ResponderEliminar