segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programa de São João Arronches 2010

A pedido de vários leitores reproduzimos aqui o programa das Festas de S. João 2010, a decorrer com diferentes actividades um pouco por todo o concelho de Arronches de 10 a 28 de Junho.

As festas em honra de São João têm o seu expoente máximo no dia do feriado municipal celebrado a 24 de Junho. As ruas no passado eram enfeitadas com flores e bandeiras de papel colorido e os altares a São João são preparados com manjericos e respectivos versos que tanto agradam aos populares. Actualmente embora com menos flores de papel ainda não faltam os bailes, animados com artistas da região, as fogueiras, e as sardinhas assadas continuam ainda a trazer muitos forasteiros até Arronches.


Desse S. João que já é passado deixamos a sugestão de leitura do Livro:

"Arronches...pelo S. João"

Organização: Emílio Moitas , Isabel Pinto
Colaboração com a entidade: Câmara Municipal de Arronches

Temas: Etnologia, Antropologia

Sinopse:

Os arronchenses têm particular simpatia pelo santo popular João, ao ponto de consagrarem o dia de S. João como seu feriado municipal, para melhor se poderem dedicar à preparação das tradicionais e famosas festas. Este livro, repleto de sugestivas imagens, regista para a posteridade esse momento grande da vila de Arronches. Ruas engalanadas com arcos de milhares de flores de papel; arraiais de alegria e diversão, fogueiras, sardinha assada e confraternização até altas horas. Uma nota especial para a profusão de quadras populares que perpetuam o sagrado e o profano desta festa.

Detalhes:

Ano: 2001
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. Páginas: 168
Formato: 23x16
Preço. 8,00€

ISBN: 972-772-259

Livraria Colibri
morada:Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Av. de Berna, 26-C 1069-061 Lisboa
tel/Fax: 21 795 11 89
Horário: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
E-mail:
colibri@edi-colibri.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário