sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arronches – Colóquio Forcados “Alma Lusitana” com António Zuzarte e João Patinhas

Integrado no “Mês da Cultura Taurina” que está a decorrer em Arronches durante todo o mês de Junho, teve lugar na passada sexta-feira dia 19 o colóquio Forcados “Alma Lusitana”.

O colóquio decorreu no Centro de Educação Ambiental pelas 21h30, contando com a participação de António José Zuzarte (Montemor), João Patinhas (Évora), Nuno Vidinha (Elvas) e Ricardo Nunes (Arronches).

O colóquio foi moderado pelo jornalista Fernando Marques (crítico Taurino da Revista Novo Burladero e Director do jornal Notícias de Arronches.

A Origem dos Forcados

Em 1836, no reinado de D. Maria II, foi decretado a proibição da morte dos toiros na arena, para remate da lide dos cavaleiros, passou-se a pegar o toiro.

Foi assim que no século XIX teve formalmente origem a existência dos forcados como conhecemos nos dias de hoje.

Descendem directamente dos antigos Monteiros da Choca, grupo de moços que, com os seus bastões terminando em forquilha ou forcados, defendiam na arena o acesso à escadaria do camarote do Rei, que com o decreto de D. Maria II passaram a ser eles a pegar o toiro, evoluindo o nome de Monteiros da Choca, para Moços de Forcado ou simplesmente Forcados.

A pega já se praticava sem galardões de espectáculo e a sua técnica seguramente já era conhecida mas como tudo sofreu algumas alterações até aos dias de hoje.

Depois da reunião do primeiro elemento com o touro, cabe aos ajudas a tarefa de imobilizar o touro para que a pega se considere realizada.

O rabejador é o responsável por rematar a pega.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forcado

















1 comentário:

  1. Só não concordo terem feito uma largada de touros á mesma hora do colóquio, julgo que essa actividade acabou por impedir os forcados de Arronches em participar no debate.

    ResponderEliminar